sábado, 23 de fevereiro de 2013

A Dragon Slayer 40 em papel jornal: o que você acha disso?



Debate: A mudança de papel da
DS 40 vale o preço?


Vou lançar um pequeno debate aqui estimulado pelo lançamento da DS 40, que vi em uma banca hoje aqui em Porto Alegre. Logo que a peguei em minhas mãos percebi que tinha algo de diferente. Ao abri-la já deu para ver o que era. O papel da impressão das páginas mudou ... e para pior. O que antes (um certo tempo atrás) fora uma justificativa para o aumento do preço, que acabou gerando um debate acirrado no Fórum Jambô, agora caiu de nível e o preço manteve-se inalterado.

O papel agora tem uma textura de papel-jornal um pouco mais grosso. Fora isso, percebei algumas coisas que podem ser uma impressão minha. Mas parece que as cores ficaram mais escuras dando um tom mais fechado para a revista como um todo. Prestem atenção que estou falando apenas de questões gráficas e não de conteúdo.

O que vocês acharam? Como vêem essa mudança sem alteração no preço?

Minha opinião é clara: acho que uma mudança de qualidade TEM de vir com uma mudança de preço. Como disse no Fórum Jambô, estamos numa época em que o que está acontecendo é justamente o contrário – muitas editoras têm tentado melhorar sua qualidade, mesmo que isso reverta em uma diferença no valor para cima. Acho que todos entendemos que melhoras normalmente geram em preços mais caros. O que não entendo é que pioras não revertam em abatimento nos preços. Não estou querendo boicotar a revista pois sei que o que vale para nós RPGístas é o conteúdo e nisso eles se aplicam.... mas ao mesmo tempo acho um absurdo!!

Espero seus comentários!!!

5 comentários:

Rhenan Santos disse...

A justificativa óbvia seria a de que o papel de pior qualidade serve justamente para evitar o aumento no preço da revista, pelo crescimento dos custos de produção.

De qualquer forma, não acho uma medida válida. Essa "regressão" na qualidade gráfica da revista - com o mesmo preço - acaba onerando o consumidor.

Valberto disse...

Bom, eu não compro a revista, mas entendo alguma coisa de custos. Afinal sou eu que faço as compras mensais aqui em casa. Algumas coisas aumentam de preço simplesmente. Não existe nenhuma diferença no produto, ele simplesmente tem seu preço reajustado. A gasolina a 3,00 é um exemplo disso. O posto continua vendendo a mesma gasolina vagabunda e destruidora de escapamentos que sempre vendeu.
Em alguns casos, os lojistas podem tentar manter o preço o mesmo diminuindo algumas coisas. Uma padaria perto de casa começou a fazer o pão frances com uma massa bem levinha para manter o preço abaixo dos 7,00 reais o quilo de pão.
Mas tem vezes que não dá para fazer isso. O comprador ocasional darevista pode até não gostar, mas deve ter sido a decisão da editora para manter a revista no patamar de preço que está. Não sei quanto seria o preço se ela se mantivesse com o preço anterior, mas sei que parece ser um preço "caro demais".
Por fim, tenho certeza que ninguém acha que o pessoal da revista quer fica rico apenas barateando o papel. Eu garanto que o Guilherme não vai precisar trocar as torneiras de prata argentina e nem murar os 12 mil metros quadrados de seu terreno em Alphaville tão cedo.

Renan "Slay" R. Cação disse...

O que o pessoal esquece é que a Jambo não é a editora da DS e sim a escala, não sei qual é o acordo entre ambas, a provável queda na qualidade do papel deve ter rolado para manter o valor atual e não subir, tendo em vista que tudo esta subindo de preço atualmente.

João Brasil disse...

Sim e não Renan.... É difícil de acreditar que uma mudança dessas seja feita sem o conhecimento prévio de uma editora como a Jambô, com tanta experiência e prestígio no mercado. Além do mais eu me lembro que da outra fez, quando houve o aumento do preço e mudança na estrutura da revista eles estavam muito cientes.

Gounford disse...

João, compro e sempre comprei a Jambô, mas o grande problema ali é a Escala, uma das piores editoras do mercado!

Apesar dela ter muitas publicações ela sempre abusa dos seus consumidores, sofro e sofri muito com várias publicações deles, como a antiga e falecida Crash, a Anime>DO que está a mais de uma década no mercado e sofro MUITO com a Neo Tokio que toda mês tem uma mudança significativa, seja na mal impressão, na edição ou no papel e preço que sempre muda!

Sinceramente, agora assinei, mas antes pagava R$20,00 na Old Gamer! da Editora Europa, que fala sobre jogos antigos, pagaria tranquilamente esse valor na DS, mas feia deste jeito que veio é de matar!


Obrigado!!!

Gounford.