domingo, 1 de setembro de 2019

Pathfinder Segunda Edição é o meu RPG favorito de 2019 [review da Blizzard Watch]


Pathfinder Segunda Edição
é o meu RPG favorito de 2019


[Matéria lançada essa semana pelo site Blizzard Watch analisando o novo Pathfinder 2E]

Sou velho e estou nesse hobby há um tempo. E, às vezes, isso significa que estou sobrecarregado com idéias e expectativas antigas sobre o que é um RPG e o que ele deve fazer. De uma maneira muito real, a experiência pode ser um obstáculo, se você se calcificar e se recusar a tentar coisas novas, e quando se trata de executar um RPG ou jogar um, isso é duplamente verdadeiro. Mas, ao mesmo tempo, há uma razão pela qual algumas idéias se mantêm. Coisas como níveis e pontos de vida e rolar um dado de 20 lados ficaram por aí porque funcionam e a inovação puramente em prol da inovação nem sempre é útil.

Este é o seu próprio jogo
Ou seja, o  Pathfinder Segunda Edição faz um trabalho incrível ao tentar ser inovador sem jogar fora coisas que simplesmente funcionam, e sua abordagem de talentos e personalização é uma das mais emocionantes que já vi em muito tempo. Ele pega o Pathfinder original  - que por si só foi uma reformulação da revisão 3.5 do sistema d20, também conhecida como  Dungeons and Dragons 3e - e faz algo novo e interessante a partir dele. Ele mantém o que funcionou no Pathfinder e o usa como ponto de partida para ir além de tantas maneiras que não tenho certeza de como falar sobre tudo.


Mas vou começar com isso - um dos debates e argumentos que vi online sobre  P2 é a comparação interminável e inevitável de  Dungeons and Dragons 5E. Interminável, porque não há realmente nada de relação entre eles, e inevitável, porque ambos os sistemas são trilhas evolutivas separadas provenientes da raiz original do  D&D 3e. Então, como todo mundo vai querer que eu compare os dois sistemas, eu irei.

Ambos são bons sistemas, têm focos diferentes e estão buscando uma experiência diferente. O 5E é sobre facilidade de uso, e o consegue com algumas opções realmente ousadas e fáceis de pegar, enquanto o P2 é sobre personalização e opções. Se você quer um jogo em que possa jogar e jogar com bastante facilidade, o  5E é provavelmente a sua aposta mais segura. O Pathfinder 2E permitirá que você torne seu personagem mais seu, em vez de ser bem parecido com qualquer outro personagem da sua classe. Não sou eu que digo que o  P2 é difícil de entender ou que o  5E não tem opções de personalização. Apenas que cada um tem seus pontos fortes e são jogos bastante diferentes, apesar de usarem os mesmos dados e estatísticas básicas.

Ancestralidade faz de suas origens sua própria escolha
Agora que resolvemos isso, é hora de falar sobre o que o  Pathfinder 2E faz de certo e por que estou tão apaixonado pelo jogo. Primeiro, ancestralidade.

A maneira como os RPGs de fantasia lidam com a raça é muito estranha - sempre foi. É uma ressaca de Tolkien, um resultado inevitável da influência faulkneriana do homem sobre a ficção de fantasia e como ele é, para o bem ou para o mal, a montanha que se ergue acima de tudo. Existem outras influências, é claro - CL Moore, Robert E. Howard, Fritz Leiber e Michael Moorcock, para citar algumas - mas todos sabemos quem inventou Halflings. E o Pathfinder 2E criou uma maneira interessante de preservar a idéia básica de “Eu quero jogar de elfo” sem se envolver com o antigo racismo de fantasia com os Ancestrais.

Sua ancestralidade é, simplesmente, as pessoas de onde você vem. Não é uma diferença fundamental entre este jogo e outros como ele, mas não ver a palavra raça ser lançada o tempo todo e ver coisas como Meio-Elfo e Meio-Orc não como raças separadas, mas apenas variações na linhagem de um ser humano me interessam muito . Além disso, existem Goblins jogáveis ​​agora, e espero que em breve tenhamos Orcs, Hobgoblins e Bugbears jogáveis. É hora de se livrar da idéia de que “raça X é inerentemente ruim” e deixar jogadores e Mestres fazerem o que quiserem, e a ancestralidade parece ser um grande passo nessa direção. A maneira como os talentos de ancestralidade se vinculam ao novo sistema de Talentos significa que dois Elfos não precisam se sentir muito parecidos - você pode personalizar as maneiras deles pelas quais ser um Elfo ou um Anão afeta seu personagem e suas opções.
  


Os talentos de um herói
Essa é uma sequência decente, então vamos falar sobre Talentos. Se você não era fã de Talentos em 3E/3.5E, provavelmente não vai gostar do Pathfinder 2E. Por quê? Porque esta edição do jogo pegou o sistema Talentos que ele herdou e realmente abriu a flexibilidade do design e a personalização de personagens de uma maneira que é, aos meus olhos, divertida e flexível. O sistema Arquétipo e os talentos do arquétipos permitem que você use o sistema de talentos para emprestar essencialmente habilidades de classe de outras classes ou alterar sua classe inicial para refletir melhor uma idéia específica que você tem sobre como deseja que seu ladino jogue. É muito diferente da maneira como as multiclasses costumavam funcionar, mas aos meus olhos é muito mais elegante e significa que você não passa de repente por uma metamorfose radical quando ganha um nível. “Eu sou um mago, mas neste nível eu vou subir no Guerreiro” não acontece. Em vez disso, seu Mago realiza o feito Fighter Dedication, e agora ele ainda é um Mago... apenas alguém que pode sacar uma espada e sabe qual extremidade dela vai aonde.

Em geral, os talentos neste jogo são a base da personalização de personagens - é como o seu Guerreiro é diferente de todos os outros Guerreiros por aí, e, embora existam alguns que veremos muito, muitos deles são classe específica e há uma fluidez maravilhosa no sistema. Não é tão cortada e seca quanto em outros jogos - posso facilmente imaginar várias maneiras diferentes de construir um bárbaro, por exemplo, e todas elas seriam eficazes, mas não pareceriam iguais. Ainda não posso fingir que sinto que estou no comando do sistema, mas tudo bem - tenho espaço para brincar e explorá-lo, o que é atraente para mim.


Classes e arquétipos
Desta vez, as Classes se sentem um pouco mais como andaimes dos Talentos. Muitas das características de uma classe são talentos de classe e você escolhe quais deseja à medida que avança, para que haja uma continuidade de efeito, mas não um caminho predeterminado. É aqui que o  Pathfinder 2E entra em algumas de suas brincadeiras mais complexas, e o sistema de arquétipos que eu mencionei antes pode torná-lo ainda mais - esse é o aspecto do jogo que me parece menos amigável para iniciantes. Então, novamente, um iniciante será o nível 1 e, confie em mim, há tantos problemas que você pode enfrentar no nível 1. Com o modo como a multiclasse depende dos arquétipos, sua escolha de uma classe parece significativa aqui, da mesma forma que em outras versões do jogo. Você começa como um Feiticeiro, e mesmo se você usar o talento de Dedicação do Campeão e realmente se inclinar para o Arquétipo do Campeão, ainda se sentirá como um Feiticeiro - é verdade que alguém pode usar armaduras pesadas e usar espada e escudo, mas ainda é um Feiticeiro .

Eu realmente, realmente gosto de como Classes e Arquétipos podem ser usados para realmente aprimorar em um conceito personagem em  Pathfinder 2E . Isso me lembra muito de como Conan, nas histórias, é absolutamente bárbaro, sim - mas ele também aprendeu claramente como ser um ladrão em sua juventude e, mais tarde, passou muito tempo lutando pirata, o que significa que você pode facilmente imaginar começando com a classe bárbara, depois pegando a Dedicação do Ladino e mais tarde a Dedicação do Guerreiro. É uma maneira divertida de representar que, às vezes, nenhuma classe é suficiente para criar o personagem que você deseja interpretar.


Como fazer o que você faz
Eu nem falei sobre a economia de ação com suas três ações por rodada, ou como elas diferem - uma mudança que torna o combate muito mais fluido, especialmente em níveis mais altos – e nem discuti os diferentes modos de jogo, como Exploração, Encontro e Recesso que não são novos. Fazemos isso em RPGs há anos, mas é uma maneira realmente sólida de explicar a diferença entre quando você está lançando uma iniciativa e se preparando para machucar alguém, e você está na cidade vendendo itens e seguindo sua própria agenda privada. Este livro é grande em suas 642 páginas, embora muito disso seja magias - os feitiços são reorganizados em 10 níveis, mais truques, e a maneira como os feitiços funcionam com a economia de ação é muito interessante, mas eu seriamente escreveria um review com outras 1400 palavras se eu tentasse cobrir tudo. Acho que prefiro o manuseio de magias e feitiços do Pathfinder 2E, mas definitivamente quero mais tempo com ele antes de fazer esse julgamento.

O livro é lindo como poucos. Belamente projetado, ótima arte, resistente como o diabo. Há muita coisa que eu não estou conseguindo colcoar aqui, então eu encorajo você a dar uma olhada por si mesmo.

Portanto, o veredicto final -  Pathfinder Segunda Edição é um sistema divertido e flexível que recompensa seu desejo de criar seu próprio conceito de personagem e realmente o segue, possui um sistema de combate simplificado e um sistema mágico mais consistente internamente do que seu antecessor da primeira edição e, em geral, eu realmente gosto disso. Eu recomendo buscá-lo, se puder. Pode não ser o melhor para jogadores iniciantes, mas na verdade não é tão complexo quanto alguns fizeram parecer - muita flexibilidade se desdobra à medida que avança e, embora haja uma quantidade sólida de opções quando você cria um personagem pela primeira vez, não é tão assustador.

- Matthew Rossi

[Nota: Matéria lançada essa semana pelo site Blizzard Watch e indicada pela Paizo como uma ótima resenha sobre o novo Pathfinder 2E]

Nenhum comentário: