sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Pathfinder Segunda Edição: Contos dos Presságios Perdidos: O ídolo e a foice



Pathfinder Segunda Edição
Contos dos Presságios Perdidos:O ídolo e a foice

As lendas dizem que apenas um homem sobreviveu à desgraça que se abateu sobre s Picos do Nevoeiro. Os sábios dos Desbravadores lhe dirão que está errado: cinco sobreviveram vivos, embora apenas três ainda estivessem sãos. A pequena questão do colapso da passagem leste tornara a reserva irrelevante a essa altura, e acho que os Taldans estavam ocupados com outros assuntos nos últimos cem anos, para que o local nunca fosse reocupado.

Isso não significava que ninguém estavivesse interessado, mesmo sabendo que o último mestre adotara hábitos estranhos. O capitão de aventuras Kerivik Stormhand estava ansioso para colocar suas mãos - talvez eu devesse dizer os olhos - em um grupo de mapas antigos alojados na biblioteca e alguns outros, como eu, ficaram curiosos com o interesse do último mestre em figuras de ouro. Ilvana, bem, ela era a mulher da lâmina favorita de Kerivik. Ela praticamente ia aonde quer que ele fosse, mesmo que isso à levasse à um pico proibitivo no deserto do Taldan.

Uma escada em ziguezague levava parte do caminho e, em seguida, um deslizamento de pedras havia derrubado tudo, menos as três escadas antes do antigo portão de bronze. Mesmo assim, Kerivik era um veterano nas montanhas e nos levou em segurança. Foi quando eu assumi. Não vou aborrecê-lo com os detalhes angustiantes de desarmar a armadilha da entrada - tenho certeza de que você está ciente da minha esplêndida facilidade com fechaduras. Logo nós três estávamos descendo o corredor principal.


O vento pode ficar bastante perverso lá em cima nos Picos do Nevoeiro, e faz caminho livre através do local, devido à maneira como as velhas persianas de madeira apodreceram pelas janelas altas. Eu podia ouvir ele gemendo muito mais claramente do que ouvir Kerivik resmungando para ter cuidado. De vez em quando soprava com tanta violência que sacudia as armaduras que estavam ao longo do corredor. Alguns deles sucumbiram à gravidade ao longo dos anos, mas a maioria permaneceu como havia sido deixada muitos anos antes, pronta para que seus proprietários desaparecidos há muito tempo entrassem em batalha.

Kerivik parou para inspecionar um portal lacrado. Eu, segui em direção a um brilho distinto que vi brilhando em um pedestal a poucos passos de distância. Ouro, tão certo quanto as cicatrizes no meu rosto. Era uma figura ajoelhada de um homem magro, com chifres finos envolto em teias de aranha. Ouvi dizer que o velho mestre se interessava por histórias demoníacas, e isso provavelmente seria um grande benefício para o Grande Arquivo da Sociedade - se não Eando Kline e o Selo Vigilante.

Quando peguei a coisa, o vento aumentou mais uma vez e ouvi um som pesado vindo de trás, um grito de surpresa de Ilvana e um estrondo de armadura próximo.


Voltando-me para a comoção, mantendo um olho na provável relíquia maligna, meus sentidos notoriamente aguçados e a própria sorte de Cayden me alertaram que a armadura havia chocalhado um pouco alto demais para ser do vento. Com certeza, o traje por cima do meu ombro tinha levantado uma longa espada sobre o elmo, em preparação para cortar minha cabeça. Kerivik gritou algo por trás quando eu pulei para trás, a lâmina sentindo a minha falta por um palmo.

Ocupado, enquanto eu me esquivava dos golpes na cabeça, tive meu primeiro vislumbre do que meus parceiros estavam fazendo. Lâminas começaram a girar para baixo de ambos os lados do corredor, uma delas tão afiada que cortou alguns metros de tecido verde profundo de sua capa. Vendo nossos meios de escapar rapidamente cortados pelas foices, Kerivik redobrou seus esforços para abrir a porta de pedra. Não tive tempo de realmente avaliar a situação, com o defensor do ídolo ainda em cima de mim.

A armadura avançou, girou com precisão militar e balançou para mim novamente. Eu sou um Desbravador há tempo suficiente para saber que apenas a magia ou o espírito provavelmente estavam fazendo essa coisa se mover, e as chances de eu machucar com a minha lâmina, por mais fina que fosse, eram escassas. Mas existem outras maneiras de impedir um processo violento de cota de malha, e eu deslizei para a esquerda do próximo ataque e me joguei para a frente. É contra-intuitivo, eu sei, mas bastante corajoso, como você provavelmente notou.

Peguei a armadura na cintura, forçando o queixo na linha da cintura e a desequilibrando. Ela girou para trás, bateu no pedestal e caiu em pedaços. Eu me deixei cair e rolei. A estatueta também caiu, é claro, e despencou diante do meu rosto. Eu tinha esquecido que estava segurando minha espada e ela se arrastou ao longo das pedras antigas.

Era uma coisa boa que eu já estava abaixado, porque dane-se se as grandes foices não escolherem aquele momento para começar a balançar pelo meu lado do corredor. Ouvi Kelivik gritar que as armas estavam ficando mais baixas e prendi o cabo da minha lâmina. Aquela estatueta estava fora de alcance.

Não era uma das manoplas de aço daquela armadura vencida. Juro que dedos estavam puxando-a de volta para um braço de aço quando uma lâmina atingiu o pulso e o arrastou pelo chão com um grito ensurdecedor de metal ferido. Se eu tivesse passado um momento depois, teria sido minha própria mão.

“Pare de olhar para o ouro, Nerian!” Kelivik gritou comigo. “Voltem!”

Agora eu era perfeitamente capaz de me perder na contemplação de ouro, mas juro que naquele momento ainda estava um pouco atordoado com a proximidade da lâmina, e observava com admiração as faíscas dos dedos blindados se contorcerem com a foice reluzente puxou-a pelo chão áspero de pedra. Provando que a avaliação de Kelivik sobre minhas motivações estava errada, eu me afastei do ídolo e voltei correndo pelo portal de pedra no momento em que ele e Irvana desapareciam na escuridão além.

Pela primeira vez tivemos sorte. Tropeçamos direto na sala principal de mapas, onde tubo após tubo de pergaminhos antigos jaziam sob uma espessa camada de poeira nas prateleiras de favo de mel, incluindo todos os tipos de registros antigos que Kelivik nem sabia que precisava até começar a olhar em volta. É verdade que havia também uma estátua de ouro idêntica àquela que me atraíra quase até a morte guardando as pilhas. Tinha o dobro da altura de um homem, mas os rumores sobre o quão mortal ela era foram exagerados - a coisa era tão lenta que Irvana e eu conseguimos distraí-la enquanto Kelivik pegava seus presentes.

A coisa enlouquecida era tão grande que nem conseguia atravessar o portal, então acabamos com uma vantagem antes que ela saísse. Quando chegou, já tínhamos começado a descer as cordas. Ele saltou pelas portas da fortaleza, deu três passos, depois saiu correndo da escada e mergulhou abruptamente cerca de quinhentos pés descendo a encosta da montanha. Tivemos tempo suficiente para observar que nenhuma de suas peças estava se movendo quando descemos para a segurança. Era muito pesada para transportar a coisa toda conosco, especialmente com a mochila de Kelivik cheia, mas conseguimos arrastar um de seus braços de volta para a loja. E isso foi muito bom. Eu posso voltar para conseguir mais em breve – à não ser que a aventura me leve a outra direção, é claro.

- Howard Andrew James

Nenhum comentário: