domingo, 15 de setembro de 2019

Resenha do Bestiário para Pathfinder Segunda Edição: Bestas de volta ao básico!

Review do Bestiário para
Pathfinder Segunda Edição


Aproveitando que algumas boas resenhas estão sendo lançadas lá fora, onde o Bestiário do Pathfinder Segunda Edição já foi lançado, vamos trazê-las para atiçar a ansiedade dos fãs brasileiras. A boa notícia é que temos a informação que o tradução do Bestiário em português está encerrada e já está em processo de revisão... Ou seja, a editora New Order mantêm a previsão de que o Bestiário em português será entregue (em pdf inicialmente) pela editora em final de outubro... pouco mais de um mês!

A resenha que trazemos é de Jason McDonald do site Rollforcombat que faz um interessante comparativo entre as edições da primeira edição de Pathfinder e inclusive com o Alien Archive de Starfinder. Leiam e aproveitem!

Bestas de volta ao básico!

É engraçado porque parte de mim está escrevendo este comentário sob protesto. Há o livro que eu sabia que Paizo faria e, francamente, é o livro que eles tinham que fazer. Mas há também o livro que eu secretamente esperava que fosse, mesmo que não fosse realista.

Deixe-me passar algumas linhas uivando para a lua lamentando e explicando. Enquanto esperava para colocar minhas mãos nisso, estive pensando no Starfinder Alien Archive do ano passado, e devo admitir que o livro foi um dos suplementos de RPG mais refrescantes que já vi, segundo minha memória recente. Eu pensei que era um belo equilíbrio entre continuar sendo um livro de bestiário enquanto ainda lançava pepitas interessantes de outras coisas. Olha, aqui estão os blocos estatísticos para transformar essa criatura em um personagem de jogador! Aqui está uma inserção que fornece um conjunto de óculos que você pode fazer dos olhos dessa criatura! Aqui estão alguns parágrafos da construção do mundo falando sobre o planeta onde eles caçam essa criatura por esporte! Ele manteve sua missão principal e nunca esqueceu que tinha que entregar um pacote de criaturas, mas também acabou sendo muitas outras coisas de uma maneira divertida. Eu amo esse livro.



Verdade seja dita, parte de mim esperava que o Bestiário Pathfinder 2E fosse uma versão de espadas e feitiçaria desse livro. Mas... voltando à realidade, eu sabia que não ia ser, e sei que existem razões válidas para que fosse assim. Não vou dizer que não há nenhum conteúdo assim (por exemplo, vi um veneno associado a uma raça do submundo chamada Caligni), mas é muito raro.

O Starfinder estava sendo construído completamente novo desde o início. Eles poderiam se arriscar e fazer as coisas de maneira diferente. Com o Pathfinder, eles estão atualizando um sistema de jogo existente com uma década de inércia e uma base de fãs existente com expectativas anteriores - a maior parte das entradas já está inserida no livro de regras básico, então há algo a ser dito para criar o ‘resto’ do conteúdo familiar e tranquilizador. Para fazer seu bestiário parecer com os seis outros bestiários que eles fizeram no jogo original. Eles não precisam reinventar a roda; eles já reinventaram o ‘carro’, e a roda só precisa se encaixar nele.


Aqui está o que este livro realmente precisava ser. Uma seção do que a maioria das pessoas consideraria as criaturas "essenciais", renovada para que elas trabalhem com o novo sistema. Ponto. Fim da história. Nessa frente, o Bestiário da segunda edição oferece exatamente o livro que a maioria dos jogadores deseja - cerca de 350 páginas, o que equivale à um Greatest Hits de Pathfinder, com alguns cortes profundos e algum material novo polvilhado. E se destacando, principalmente o livro que eu quero que seja também. Porque, no final das contas, o que realmente queremos é poder colocar monstros clássicos nos jogos da Segunda Edição e fazê-los jogar como deveriam. Se isso significa que eu tenho que deixar meus sonhos de 20 raças jogáveis ​​e óculos estranhos de olhos de criatura depois... é isso que significa.

Minha primeira grande preocupação era quais criaturas iriam constar no primeiro bestiário, já que o Pathfinder original tinha muito por onde escolher. É estranho que um livro de 40 anos tenha tanta influência sobre mim, mas pessoalmente, sempre voltei ao Manual de Monstros do AD&D como o padrão-ouro - aquela estranha mistura de mitologia da velha escola, Tolkien, e o que quer que os bips noturnos do bongs da noite nos tenham dado para o Mimet. Esse foi o livro que definiu o hobby para mim, portanto, se essas criaturas (menos a TSR Product Identity, é claro) não estiverem na frente no primeiro dia, toda a empresa parecerá estar em uma posição instável. Eu estava um pouco preocupado que Paizo pudesse ficar um pouco estranha fora dos portões e que pudéssemos acabar com o dragão-do-poço-é-azul-mas-quando-chove-é-mais-roxo e os lobisomens. Mas tenho o prazer de informar que uma olhada inicial no índice parece ter um bom conteúdo aqui. Se eles colocassem este livro em um túnel quântico e o entregassem à minha versão adolescente, o eu adolescente aprovaria esse livro.


Mas se você estiver procurando por um livro que seja aprovado no Teste Tradicionalista, este livro entrega as mercadorias. Dragões cromáticos de todos os tons convencionais. Orcs, goblins, gnolls e outros humanóides. Um suprimento saudável de mortos-vivos. (ou isso é um suprimento prejudicial?) Gigantes! Hydras! Até o cubo gelatinoso terrivelmente impraticável e de alguma forma fantástico está aqui. Eu não necessariamente quero ir linha por linha, mas parece que eles atingiram a maioria dos grandes nomes dos jogos de fantasia. 

Isso não quer dizer que não há nada de novo aqui. Eu meio que gosto do Nilith, que é basicamente uma preguiça de árvore demoníaca - exceto que ele se move em velocidades normais e tem poderes que afetam a mente. Depois, há o Quelaunt, que parece que alguém decidiu que seu Alien 51 cinzento médio precisava de um braço e perna extras, garras e falta de características faciais para ser ainda mais assustador. Seu conjunto de poderes gira em torno dos poderes do medo. E garras. Eu acho que meu favorito pessoal na primeira olhada é o Skulltaker, que é um morto-vivo que alguém descreveria como um tornado sensível de ossos. Para dar um gostinho, ele também pode aproveitar as memórias e experiências de todos os ossos que o compõem, por isso possui uma variedade de Saberes.


A arte é de primeira qualidade, como sempre é nos livros da Paizo. Na verdade, eu me sinto mal por às vezes dar como certo. Uma das minhas coisas favoritas sobre o ressurgimento de jogos com temas de fantasia como hobby - quando você adiciona Pathfinder, D&D, Magic The Gathering - é um momento maravilhoso para a arte. Percorremos um longo caminho desde obter uma capa da Dragon Magazine por mês. Este livro não é exceção, embora, por necessidade, seja um estilo de arte mais funcional, concentrando-se apenas nas imagens das criaturas, em vez de cenas de ação ou paisagens. Se não há uma foto de cada criatura, certamente há de uma grande maioria delas.

A informação de cada criatura é organizada de uma maneira agradável, limpa e familiar. Em geral, o bloco de estatísticas de uma criatura simples ou de baixo nível pode ser do tamanho de um parágrafo longo; uma criatura complicada de alto nível pode ocupar a maior parte da página. Você quase pode pensar na primeira parte como estatísticas de não combate de uma criatura - percepção e visão, idiomas, habilidades, bônus de pontuação de habilidades. Isso geralmente é seguido por qualquer habilidade passiva - auras, ataque de oportunidade, coisas assim. Em seguida, vêm as estatísticas básicas de combate - pontos de vida, classe de armadura, fraquezas ou imunidades. Eles estão quase partindo como uma linha divisória no meio do bloco. Então nós estamos nas informações de combate. A velocidade da criatura é listada, seguida por todos os ataques e habilidades de combate da criatura - número de ações que elas exigem, dados e tipo de dano, quaisquer outros efeitos. Minha única reclamação logística menor é que algumas reações são listadas entre os efeitos passivos, enquanto outras são listadas entre os movimentos de combate. Não sei se falta alguma distinção que faça sentido, ou se é apenas uma inconsistência que se infiltrou no produto final.


Algumas páginas têm barras laterais com conteúdo adicional, mas o conteúdo dessas barras laterais é uma mistura. Às vezes, é muito material como usar, como a lista de feitiços de uma criatura ou como gerenciar um poder específico como Mestre. Outras vezes - particularmente com as raças humanóides - eu irei dar crédito por abordar a construção do mundo que eu gostei no Alien Archive.

Uma das minhas preocupações contínuas sobre o Pathfinder Second Edition têm sido ataques de oportunidade - estou preocupado que não os teremos e os bichos terão. Para minha curiosidade pessoal, eu queria ver quantas criaturas recebem ataques de oportunidade, e... na verdade não são tantas, e na maioria são criaturas de alto nível. Eu não fiz nada científico... apenas uma varredura rápida. Os gigantes os pegam. Os dragões os pegam, mas tendem a pegá-los apenas pela mordida. Algumas criaturas de nível inferior os pegam, mas é muito menos do que eu esperava. Portanto, pelo menos em níveis baixos, deve-se ser capaz de operar sem muito medo de ataques de oportunidade.


Por outro lado, notei que as poderosas criaturas sofisticadas parecem ter maneiras de ultrapassar os limites do limite de três ações. A primeira não é realmente uma maneira de contornar - eles apenas tendem a ter muitas auras passivas e habilidades de reação, que tecnicamente não violam a regra das três ações; é apenas um pé no saco. No extremo mais desonesto do espectro, vi algumas criaturas com habilidades que equivalem a “ei, essas três coisas contam como uma única ação; é uma merda ser você”. Mas, novamente, este é o material no fundo que realmente deveria levar um grupo à seus limites, então talvez esteja tudo bem.

Concluindo, o Pathfinder Second Edition é um grande experimento, mas se você der esse salto, o Bestiário é praticamente um livro essencial para se ter. Enquanto eu percebo que todo mundo vai ter seu animal de estimação favorito do Bestiary 4 que não conseguiu, Paizo juntou a maior parte da grandes estrelas do RPG de fantasia em um livro para facilitar isso para nós. Então vamos rolar alguns personagens e chutar a bunda deles, vamos?


Um comentário:

Valberto disse...

Eu sempre adorei bestiários. Muitas vezes eu chegava a ter os bestiários apenas e não os livros básicos do cenário. Adorei algumas decisões dos bestiários de PF da 1ª edição, mas digo que esperava algo a maisna segunda.