segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Pathfinder Segunda Edição - Conto: Edgewatch Cold Case #1556.1, Evidência A



Pathfinder Segunda Edição - Conto
Edgewatch Cold Case #1556.1, Evidência A

Edgewatch, Departamento de Investigação
Arquivo do Caso: #1556.1
Data do arquivamento: 6 Arodus, 4720 AR
Tipo de caso: MP14 (desaparecido, não residente)
Status: Fechado
Notas do detetive: Indivíduo ainda desaparecido. Evidências relevantes [anexadas] foram encontradas embaixo de uma mesa na taberna Tengu Tímido. (As manchas de comida sugerem que ela estava lá por pelo menos um dia antes que os agentes o confiscassem.)


Caros colegas, amigos e familiares,

Saudações do coração do mar interior - a brilhante cidade de Absalom! Tem sido um dia estupendo e um ladrão chantageando um dono de taberna dificilmente teria a caneca com mais cerveja do que eu enchi meus olhos hoje com vistas e sons do tipo que eu nunca tinha imaginado. Estou sentado pela primeira vez desde que saí do barco, se você acredita, para escrever esta carta que será enviada amanhã.

Navegar no porto de Absalom foi uma experiência. Eu olhei, com os olhos arregalados de uma alegria infantil, com os nós dos dedos brancos agarrados ao trilho do porto enquanto passávamos com cuidado por um recife de navios afundados sob as paredes de Absalom. Forte Tempestade, no penhasco ocidental, parecia um patinho feio com suas fortificações de dois tons, como blocos de construção incompatíveis montados pelo bebê de um titã. Também não pude deixar de notar a prisão flutuante - a chamada Baleia Negra - meia dúzia de navios ancorados, todos amarrados. Parece que a cidade me lembra em todas as oportunidades, para que eu não me torne um residente mais permanente (em condições de vida inferiores às ideais)! 

Estive estacionado em uma taberna aqui no Bairro do Precipício durante a última hora e você adorará o nome: o “Tengu Tímido”. O dono, um halfling, abriu o local para grupos de aventureiros, e o tumulto, a narrativa e a bebida me tentaram a perguntar se alguém precisava de uma mulher bem treinada e confiante. Todos esses aventureiros estão aqui por uma razão: castelos de Absalom repletos de tesouros, datados de milhares de anos, espalhados com suas paredes ainda impenetráveis! Quão incrível é isso?! Do lado de fora das muralhas da cidade e mesmo correndo abaixo dela, Desna bem sabe, como túneis não mapeados e abandonados há um verdadeiro playground de aventureiros!

Aventurar-me não teria me acorrentado como um crime dentro das muralhas da cidade, mas tive meus ouvidos sendo tagarelados por um pássaro - Runkles o corvo, o auto-proclamado familiar mais chamativo da cidade - nos últimos vinte minutos tentando me convencer dos benefícios de ingressar em um grupo de aventuras. O grupo de sua ama está procurando um ladino para invadir um castelo em particular, e estou genuinamente tentado a aceitar a oferta. Mas primeiro preciso ter uma idéia melhor dessa cidade e avaliar minhas opções. Não sei se a caça ao tesouro nos arredores da cidade é mais ou menos segura do que o meu trabalho habitual entre as multidões de turistas que se agitam, impressionadas e sem prestar atenção às bolsas.

Passei a maior parte do dia caminhando pela cidade, suas ruas largas cheias de todos os sabores de ancestralidades e culturas do outro lado do Mar Interior e além, todos fervilhando neste grande ensopado de uma ilha divinamente recuperada. Eu deixei meus ouvidos absorverem tudo, escolhendo qualquer coisa nas línguas dos locais para guiar meus pés. Eu ouvi um par de vendedores ambulantes falando sobre como eles conseguiram aumentar os preços devido ao Festival Radiante. Agora sou bem versada na história, mas nunca tinha ouvido falar desse festival antes, então comprei uma torta de carne em um carrinho chamativo chamado Mamma Middlepidge's Delights e perguntei sobre isso. Eu tinha planejado aproveitar o influxo de possíveis marcas após a vitória de Absalom sobre o fracassado cerco do Tirano Sussurrante, mas o que aprendi sobre o Festival Radiante me deixou tonta como um urso em um tonel de mel.

Aparentemente, milhares de anos atrás, um mago maligno chamado Kharnas sitiou Absalom. Desde sua derrota, eles comemoraram cada centenário com este grande festival. E oh meu Deus, eles dão tudo de si! Eles pegaram o Bairro do Precipício, anteriormente abandonado e assombrado por monstros, e o refizeram como a base do próprio Festival Radiante. Todos os novos edifícios, terrenos do pavilhão, exposições, comerciantes e multidões, multidões, multidões! Tudo foi projetado por um famoso arquiteto absalomiano chamado Blune Bandersworth. Mas aqui está o problema: todo o distrito era literalmente um lixo cheio de ruínas e cheio de mortos-vivos vorazes e monstros que vagavam de quem sabe qual parte da cidade e em menos de um ano se tornou a parte mais nova e grandiosa da cidade e está hospedando um festival maciço! Eu não sei como ele fez isso. Nem mais ninguém. É como se ele conjurasse do próprio éter por magia!

Já vi muitas coisas hoje para descrever tudo. A multidão era grande e no início pensei que não seria capaz de ver muito, mas não estava preparada para o tamanho de algumas das exposições! O chão tremeu e eu olhei para cima quando entrei no recinto do festival e vi um gigantesco castelo ambulante. Você acredita nisso? Um palácio Keleshite sobre grandes pernas mecânicas com pessoas nas muralhas acenando para mim, bandeiras coloridas tremulando com a brisa no alto. Essa foi apenas a primeira das maravilhas que vi, e nem mesmo a maior delas!

A um quarteirão de distância, cercado por uma multidão ainda maior, estava uma máquina gigantesca chamada Graveraker. Montado em degraus de metal gigantes com uma furadeira enorme e pás giratórias, é a maior construção que eu já vi! O festival está aqui para exibir maravilhas de engenhosidade, arte e habilidade manual, e eu me pergunto para que aquilo seria usado. Talvez tenha sido usado na remodelação do distrito de seu estado anteriormente arruinado? Com base no próprio nome, imagino que talvez eles pretendam usá-lo para escavar e saquear os tesouros enterrados nas ruínas e escombros de Cairnlands, ou mesmo na Garra do Tirano? Não tenho ideia, mas quanto mais eu olhava para a engenhoca ameaçadora, mais eu não conseguia deixar de pensar que se algum dia fosse usada em guerra, certamente poderia comer qualquer edifício aleatório e ainda ficar com fome, ou festejar nas paredes de qualquer cidade - Absalom inclusive!

O que mais chamou minha atenção, porém, foi um edifício ainda em construção: um enorme pagoda Minkaiano moldado como uma grande libélula. E os trabalhadores da construção: uma gangue de kobolds! Absalom atrai todos os tipos e, como um estranho, me faz sentir ainda mais bem-vinda ao vê-los andando de um lado para o outro, empregados e aceitos como qualquer outra pessoa!

O Bairro do Precipício pareceria renascer, embora não completamente. Não para alguém com um olhar tão perspicaz quanto o meu. É uma nova camada de tinta sobre uma cerca quase totalmente reconstruída, mas se você olhar bem, poderá ver os postes podres. O Edgewatch local tem feito um bom trabalho em garantir que as pessoas estejam seguras e se sintam seguras, mesmo se certas áreas estiverem bloqueadas e ainda destruídas, fora da vista do público em geral. Essas áreas bloqueadas? Eles colocaram guardas e eu juro que eles estão lá não para impedir que alguém de fora se esgueire, mas para impedir que algo de dentro saia... É um pensamento sombrio para ter certeza, mas mesmo que a ameaça de mortos-vivos famintos pareça principalmente reduzido a histórias de fantasmas, as multidões aqui absolutamente atraíram uma ameaça totalmente mundana, uma com a qual estou muito mais familiarizado: ladrões e estelionatários.

Todo esse tempo eu estava zelando pela minha própria bolsa porque a multidão atrai esse elemento. Quer dizer, eu sou esse elemento! Portanto, foi por acaso que esse banqueiro gorducho e barbudo de Abadar passa, seguro de si e da segurança da cidade. No espaço de um piscar de olhos, algum pássaro grande que eu não conseguia ver através da multidão soltou um grito, distraindo o clérigo dourado, e eu vejo uma mulher demoníaca andando na direção oposta erguer sua bolsa de moedas com a ponta do rabo, bem suave. Em uma cidade de estranhos, ela era estranha: chifres, pernas de bode, cauda, todo aquele barulho. Bem, aquele sacerdote, ele não percebeu nada, apenas continuou andando. Por sua vez, ela caminhou direto para uma barraca que vendia estatuetas estranhas que poderiam ser corpos encolhidos pelo quão reais pareciam. Algum Gebbite vendendo coisas para Urgathoans ou algo assim. Mas estou divagando.

Então, é claro que me aproximei e me apresentei assim que ela enfiou a bolsa furtada no bolso da capa com a ponta da cauda. Não mencionei diretamente o roubo, mas perguntei sobre “oportunidades de carreira” na área e ela entendeu o que eu quis dizer. Nisha Starweather era o nome dela. Ela nos roubou bebidas e lanches no Pickle Hut, provavelmente com o mesmo dinheiro que ela tirou do Abadaran momentos antes. Conversamos um pouco e vimos vários outros batedores de carteira fazerem seu trabalho - e vimos quase o mesmo número serem pegos pelo Edgewatch. Eles estavam fazendo um trabalho genuinamente bom nisso. Infelizmente, eu percebi muito rapidamente que Nisha não era a porta de entrada que eu esperava. Ela própria chegou recentemente de visitando, vindo do que ela descreveu como “nenhum lugar nem remotamente perto deste aqui”. Acho que ela pode ter escorregado um pouco e começou a dizer “plano”, não “lugar”, mas eu poderia ter ouvido mal no meio do barulho da multidão. De qualquer forma, ela disse que estava na cidade com a esperança de se encontrar com uma velha amiga que poderia aparecer em breve.

Embora ela não fosse a responsável, eu precisava abrir uma carreira florescente no submundo do crime da cidade, foi ela quem sugeriu o Tengu Tímido, já que o lugar atendia aventureiros à noite. Ela disse que eu poderia fazer amigos e pedir um lugar para ficar. Muitas das pousadas pelas quais passei hoje têm uma placa de proibição de vagas, com a cidade lotada até a borda com visitantes, e é perigoso vagar por qualquer cidade à noite, especialmente como visitante, por isso é uma preocupação genuína e isso ocupou minha mente por grande parte da noite.

Desna sorriu para mim, no entanto!

No meio da minha primeira bebida, me perguntando se eu passaria a noite dormindo em um telhado ou em um beco, uma briga de bar começou! Um halfling bêbado insultou uma Chelaxian, chamando-a de “lambedora do demônio” e ele respondeu com uma calúnia local contra halflings, e foi isso que começou. Ela foi golpeada, ele levou um chute no rosto e seus respectivos companheiros entraram na briga. Teria piorado se não fosse os Edgewatch aparecendo e intervindo com magia para manter os combatentes no lugar e um pouco de diplomacia para acalmar a todos. Teria sido o fim de tudo, até que aquela mulher chelaxiana se desviasse do feitiço. Ela teria esfaqueado o sargento de guarda se não fosse pelo raciocínio rápido da meia-orc ao meu lado no bar que se levantou e, legal como poderia ser, bateu seu banquinho na cabeça dela.

As coisas se acalmaram depois disso, e eu paguei a conta da heroína que empunhava a cadeira. Ralso, era o nome dela, e antes de sair à noite, ela me deu um cartão de visita com o endereço de um hotel chamado Palácio dos Sonhos. Ela disse que havia quartos vazios se eu precisasse. O lugar parece chique - parece chique também, como se Desna o tivesse abençoado ou algo assim. Em qualquer caso, deve resolver meu problema de moradia, mesmo que apenas por enquanto, antes que eu descubra o que fazer a seguir. Eu volto para a vida de crime que me viu exilada de todos vocês em primeiro lugar, ou em vez disso volto para a vida de roubo e assassinato heróico sancionado de um aventureiro? Uma boa noite de descanso em meu novo palácio de sonhos e vou descobrir isso enquanto exploro as maravilhas do Festival Radiante ao longo dos próximos dias. Eu vou ter a certeza de manter todos vocês informados sobre minha decisão (e outras loucuras da cidade grande e assustadora). Até então, há maravilhas para ver e eu tenho olhos para ver!

Que Desna sorria para todos vocês,

Iliana Sarmiseth

- Amber Stewart

Nota: No terceiro Pathfinder Adventure Path para a segunda edição do Pathfinder RPG, os guardas da chamada delegacia de Edgewatch devem derrubar os assassinos em série mais doentios de Absalom, os ladrões dos grupos mais atrevidos e os gênios do crime mais cruéis para garantir a segurança dos cidadãos de Absalom e o sucesso de uma celebração centenária ocorrendo no Bairro do Precipício, revitalizado. Inspirado no primeiro volume da campanha de seis partes de Pathfinder Adventure Path Agents of Edgewatch.







Nenhum comentário: