quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Pathfinder Segunda Edição - Strength of Thousands - Conto: Música é matemática, é magia

 
Pathfinder Segunda Edição
Strength of Thousands
Conto: Música é matemática, é magia

 
Anchor Root conhecia bem a ansiedade. Tinha sido uma de suas companheiras mais próximos desde a infância. Ela esperava, brevemente, que fugir de sua casa e do clã aliviasse o fardo, mas chegar ao Magaambya só piorou as coisas. Cada projeto, tarefa ou apresentação era apenas mais uma expectativa em cima de uma já precária torre de expectativas que ela vinha tentando escalar desde o nascimento.

Com tudo isso para dizer, não foi tão surpreendente quando uma batida inesperada em sua porta quase a fez pular.

Uh ... s-só um minuto,” ela gritou, apressando-se para arrumar os livros e papéis na frente dela.

Eu só vim entregar uma mensagem”, Esi gritou através da porta. “O professor Ot disse que quer ver você.

O coração de Anchor Root disparou. Ba-bump. Ba-bump. Ba-bump. “Ele disse por quê?

Não. Mas ele disse que eu deveria te dizer que você não está com problemas, você não fez nada de errado, você pode demorar o tempo que precisar, não é uma emergência e ele não está bravo com você.

Bem. Isso só fez com que fosse meio estressante, pelo menos.

Oh, havia uma outra coisa. Ele disse para trazer um instrumento.

Anchor Root encontrou Takulu Ot no pátio, relaxando sob uma das árvores menores. Ele estava sentado com os olhos fechados e segurando sua mbira no colo, preguiçosamente arrancando uma escama nos dentes de metal. O dedilhar suave e metálico era um som familiar para qualquer aluno que conhecia o homem. Era um instrumento um tanto popular em Nantambu, mas aqueles de outros países geralmente o achavam estranho. Algo sobre a maneira como certas notas não tocariam da maneira que você esperava e poderia desviar a atenção da melodia.

Takulu não tinha notado Anchor Root ainda, e ela considerou brevemente se virar e voltar para seu quarto antes que ele a notasse. Mas isso só prolongaria sua preocupação. Melhor simplesmente acabar com isso. “Professor Ot?” ela chamou ao invés.

Suas mãos pararam quando ele olhou para cima. “Ah, apenas a aluna que eu queria ver”, disse ele com um sorriso fácil. Ele parecia sorrir com mais frequência do que todas as outras expressões faciais juntas. “Esi entregou minha mensagem?

Anchor Root enfiou a mão na bolsa e retirou uma flauta de marfim.

“Perfeito! Agora, tenho certeza que você está se perguntando por que chamei você aqui. Veja, sinto que fui negligente em minha abordagem ao ensino de certos elementos da feitiçaria arcana. Tenho paixão pela matemática e considero-a um excelente paralelo com os arcanos. Cada um com uma fórmula única que pode ser dividida em suas partes componentes, resolvida e calculada e...” Takulu olhou bem a tempo de ver as orelhas de Anchor Root se achatarem e pigarreou. “Bem, de qualquer maneira, todas essas coisas também se aplicam à música, e Esi me disse que você é uma musicista talentosa. Então, por que não tocamos juntos um pouco?

O que? Esi disse isso? Sobre mim?” Anchor Root perguntou em estado de choque. “Quer dizer, não, eu não diria que sou talentosa ou algo assim, Esi é quem é realmente talentoso, eu meio que toco de vez em quando, mas sou realmente apenas boa, ou acho que estou indo bem ‘pode estar colocando isso com muita força, acho que realmente só... desculpe, estou falando demais.

Você não está falando muito,” Takulu a tranquilizou. “Apenas entrar no jogo está bom por enquanto, contanto que você não se importe que eu fale enquanto tocamos.

Anchor Root assentiu e desabou no chão em um movimento que alguns poderiam caridosamente chamar de sentar. Takulu começou a puxar sua mbira novamente, e depois de ouvir por um momento para ouvir a melodia, Anchor Root começou a tocar junto também. À medida que Takulu aumentava gradualmente o ritmo, ela acelerava para acompanhar. Enquanto ele lentamente mudava a melodia, ela se movia em uma harmonia complementar.

Sabe, muitas pessoas acham a mbira estranha de se ouvir. Eles acham que as notas são muito discordantes e não estão totalmente errados. É um instrumento que não deve ser tocado sozinho. É melhor com acompanhamento”, disse ele.

Anchor Root abaixou sua flauta para responder: “Mas você toca sozinha o tempo todo.

Takulu olhou com aquele brilho em seus olhos que ele sempre tinha quando estava se aproximando do centro de uma aula. “Eu? Acho que nunca ouvi uma mbira tocada sozinha. Meu avô construiu esta mbira, então suas mãos estão sempre ao lado das minhas quando eu a seguro. Minha mãe me ensinou a tocar, então a música dela sempre se harmoniza com a minha. Você está sempre carregando um pouco da história com você, na sua música e na sua magia. Quando você se apoia nos ombros de seus ancestrais, pode alcançar alturas muito maiores do que sozinho.

A jovem gnoll largou a flauta para considerar suas palavras. “Os milhares que vieram antes de você,” ela murmurou.

Takulu acenou com a cabeça. “Dito isso, por que não tentamos aquele feitiço da aula outro dia? Você chegou bem perto da última vez que tentou, e acho que poderia fazer isso com um pouco mais de esforço.

Sim, professor Ot”, disse Anchor Root. Ela não mencionou que havia praticado o feitiço mais de uma dúzia de vezes, desde que falhou em conjurar uma simples ilusão na frente de seus colegas. Se ela mencionasse isso, então seu professor estaria esperando que ela fizesse isso facilmente, e se ela falhasse quando ele esperava que ela fizesse facilmente, isso seria muito pior do que falhar quando ele não esperava que ela tivesse sucesso, direito? Então, sem dizer mais nada, ela estendeu a mão e criou uma cópia ilusória perfeita de seu familiar.

A galinha ilusória se movia pelo pátio, bicava o chão em busca de insetos e grasnava intermitentemente. Takulu bateu palmas suavemente e disse: “Muito bem. Eu não poderia ter feito uma galinha mais crível. Puxar por suas próprias experiências é uma excelente maneira de reforçar suas ilusões, mas você não deve confiar muito nelas. Então eu me pergunto, você poderia tentar algo maior? Talvez algo mais alto?

Uh... eu-eu não sei sobre isso...

Vamos pelo menos tentar. Tudo bem se você não fizer isso perfeitamente”, disse Takulu. Ele se levantou, limpou a grama e a sujeira de suas roupas e começou a andar. “Eu vou ficar do outro lado do pátio. Tente fazer algo que eu possa ver de lá.”

Certo. Algo grande. O que é considerado grande? Tudo era grande para um gnoll, mas o professor Ot era um homem alto, pensou ela. Um gorila? Uma girafa? Um cachorro? Um cachorro zangado que late sempre que você passa e sempre te pega de surpresa, mesmo que você ande assim todos os dias e você realmente tenha pensado em dizer ao dono que ele deveria treinar seu cachorro para não latir para estranhos, mas ele tem um cachorro zangado e você tem uma galinha e...

Assim que você estiver pronto, Anchor Root”, gritou Takulu do outro lado do pátio.

Em um momento de pânico, ela agarrou um dos ossos de seu colar e lançou o feitiço. “Grande e barulhento. Grande e alto,” ela sussurrou. Ela mal podia ouvir sua própria voz sobre o som de seu coração batendo forte. Em um redemoinho de luz, um elefante pisoteando, trombeteando e correndo em disparada apareceu entre as árvores, avançando em direção a Takulu. Ele sorriu facilmente enquanto aquilo o atravessava e desaparecia.

Sim! Excelente! Você acertou!” Takulu aplaudiu. Ele voltou para a árvore e se ajoelhou para pegar seu instrumento. “Eu sabia que você tinha isso em você. Você se vende muito - você não se dá crédito o suficiente, mas você é um talento incrível. Se você apenas acompanhar seus estudos, sei que fará coisas incríveis. Você pode até mesmo começar a ensinar seus próprios alunos um dia desses...

“...Anchor Root? Huh. Como ela consegue correr tão rápido?

 

- Michelle Jones

Nenhum comentário: