sábado, 2 de outubro de 2021

Entrevista com Andrew EC Gaska, autor de Alien RPG: Colonial Marines Operations Manual

  
Entrevista com Andrew EC Gaska, autor de Alien RPG: Colonial Marines Operations Manual

 
Uma das incríveis linhas de RPGs lançados pela editora New Order é o incrível Alien RPG, criado pela Free League. Nos brindando com toda a emoção que nos remetes aos filmes e quadrinhos clássicos da franquia, Alien RPG é um deleite para os fãs e ainda tem muita coisa reservada para nós. Após o lançamento do livro básico, agora estamos no aguardo do suplemento Alien RPG: Colonial Marines Operation Manual também em português.

Para esquentar as coisas e aumentar a vibe dos fãs, vamos acompanhar uma entrevista com Andrew E. C. Gaska, autor desse suplemento, e lançado no site italiano Tomshw (link).
 

Entrevista a Andrew EC Gaska, autor de ALIEN RPG: Colonial Marines Operations Manual
 

Nos últimos dias, tivemos o privilégio de entrevistar Andrew EC Gaska , o escritor principal da história e do cenário de Alien RPG, o premiado RPG oficial da franquia Alien da editora sueca  Free League Publishing. Ele é, de fato, a assinatura em Carruagem dos Deuses  e Destruidor de Mundos, os dois Cenários Cinematográficos lançados até agora e no muito recentemente lançado Colonial Marines Operation Manual, que revisamos há um mês. Além disso, Andrew EC Gaska também é consultor da 20th Century Fox em relação à continuidade e ao cânone da marca Alien e outras grandes franquias, além de ser um escritor de ficção científica aclamado.

Vamos acompanhar então à entrevista, na qual surgiram temas interessantes como a gestão do cânone de uma marca famosa e o futuro do Alien RPG .


Oi Andrew, obrigado pelo seu tempo. Sabemos que além de ser o escritor principal e escritor de cenários de Alien RPG, você é um escritor aclamado de romances de ficção científica e que também tem uma carreira prolífica no mundo dos quadrinhos, além de ser um consultor para a Twenty Century Fox pela continuidade e cânone das marcas Alien, Predator e Planeta dos Macacos. Por favor, conte-nos um pouco mais sobre você.

Andrew E.C. Gaska: Olá e obrigado! Parece que você cobriu as grandes coisas acima! Também sou um ávido colecionador de brinquedos e morreria pelo meu gato, Adrien. Há muito para contar sobre mim, mas vamos falar sobre RPGs e Alien!


Quando você abordou o mundo dos jogos de RPG? Quando você começou a escrever para jogos de RPG e o que o levou a se envolver na criação de jogos?

Eu me aproximei do mundo do RPG quando tinha 12 anos e minha mãe me comprou o conjunto da caixa vermelha de D&D Basic! Fui fisgado, me tornei um mestre de RPG por cerca de 20 anos e depois tive que parar por causa do trabalho. Depois que escrevi meu primeiro romance O Planeta dos Macacos (Conspiração do Planeta dos Macacos), Josh Izzo (ex-diretor de franquia da Fox) o leu e me pediu para ser um consultor em Planeta dos Macacos para eles. Isso me levou a trabalhar na Bíblia Alien e a escrever completamente Predator. A Fox me disse se eu pudesse encontrar alguém que quisesse fazer um RPG de Alien que gostaria que eu o escrevesse, eles iriam aprová-lo. Procurei por 18 meses antes de meu amigo Joe Lefavi encontrar a Free League. Eles tinham acabado de dizer a ele que o RPG dos seus sonhos era Alien, então as estrelas se alinharam e aqui estamos nós.


Ser titular do cânone e da continuidade de marcas tão importantes que reúnem um grande número de entusiastas deve ser uma responsabilidade considerável. Como você se relaciona com as expectativas, gostos e até mesmo as demandas dos fãs, que às vezes são muito exigentes?

Bem, existe um equívoco comum de que eu defino o cânone, o que não é o caso. Eu procuro o cânone que está lá, faço minhas recomendações sobre como ligar os pontos para incluir coisas que podem ou não funcionar, e então sou aprovado por um diretor de franquia. Meu título é consultor de franquia. Normalmente minhas recomendações são aprovadas, mas no final das contas depende da Fox/Disney, não de mim. Uma vez que eles carimbam, eu apenas mostro como eu os vejo. Os filmes e o jogo Alien Isolation são um cânone de nível um. Depois disso, tudo é nível dois (cânone expandido) ou inferior. A melhor maneira de incorporar o máximo possível é implementar o que chamo de “cânone de bar”, que permite que tudo se encaixe no contexto de “a versão da história que você leu foi ouvida por alguém conversando com outra pessoa que foi contada por seu primo bêbado sobre o evento.”

Isso deixa espaço para que possa ou não ser verdade, de acordo com o seu cânone principal. A maioria dos fãs ficou feliz com a abordagem, porque lhes dá liberdade para determinar o que consideram a verdade enquanto ainda estabelece uma estrutura de cânone em torno disso. Sou muito ativo com os fãs, adoro conversar sobre Alien. De vez em quando há um fã furioso que quer saber quem diabos sou eu para dizer a eles o que é cânone?

A resposta é simples: sou apenas o cara que eles contrataram para descobrir e fazer recomendações. Em seguida, relato a palavra final como aprovada. A única coisa diferente sobre mim é que perseverei nessa carreira, apesar de todos os altos e baixos que fazem a maioria das pessoas buscar um emprego mais estável do que a indústria criativa oferece.


A história da ficção científica e do terror está cheia de alienígenas ameaçadores e ameaças do espaço sideral, qual você acha que é a razão que levou Alien a fazer tanto sucesso, desde o primeiro filme de Ridley Scott?

A chave para Alien é que era um filme sobre um cargueiro no oceano que segue um SOS até uma ilha e descobre algo horrível lá. Ah, e o oceano é o espaço, e a ilha é uma lua. Foi o primeiro filme de terror espacial a se levar a sério. O Star Wars viveu na estética e os trabalhadores do dia-a-dia preocupados com seus bônus criaram um universo vivo e pulsante, maduro para o horror bizarro que se segue. O filme nunca se tratou como uma farsa e isso abriu um precedente para um novo gênero de terror.


Em relação ao cânone do Alien, como você percorre o grande número de filmes, romances, quadrinhos, videogames e manuais técnicos lançados ao longo dos anos?

Eu faço com muito cuidado! Não, sério, fui exposto à maior parte assim que foi lançado e mantenho informações sobre esse tipo de coisas. Então, quando estou escrevendo, vou lembrar de algo e colocá-lo lá, mas depois verifico minhas referências para ter certeza de que entendi direito. Se eu decidir que estou fazendo algo com, digamos, óleo, procuro encontrar algum lugar onde o óleo já foi mencionado em uma franquia.


Podemos considerar todo o material contido no cânone dos manuais do Alien RPG?

Absolutamente canônico... até que não seja. Deixe-me esclarecer. Tudo o que fazemos aqui é canônico. Outros licenciados de Alien estão começando a se coordenar comigo para nos mantermos no mesmo caminho. A única coisa que pode violar esse cânone seria um grande evento cinematográfico, porque os Scotts e os Camerons não assinam nenhum cânone, exceto seus próprios impulsos criativos. Se eles nos lançarem um obstáculo, será meu trabalho endireitar tudo e incorporar isso ao cânone.


Para a curiosidade dos nossos leitores, existe uma lista publicada do que é e do que não é canônico em relação à marca Alien?

Sim, eu postei no meu blog. Está AQUI! Eu o atualizo conforme novas informações chegam, então recomendo que você o marque para verificar novamente.


Vamos nos concentrar agora no Alien RPG, sabemos que você é o escritor principal sobre o cenário do jogo e o enredo de Carruagem dos Deuses e Destryuidor de Mundos, os dois Cenários Cinematográficos lançados até agora. Você também é o autor do Colonial Marines Operation Manual, que acabei de resenhar e que é realmente uma obra-prima. Quais foram os maiores desafios que você enfrentou no desenvolvimento de todos esses manuais?

Limitações de contagem de palavras! Eu sobrescrevo tudo. O universo é super denso com tanto material para recorrer, tento colocar o máximo possível. Estou ficando melhor nisso, no entanto.


Em meu review, escrevi que o Colonial Marines Operation Manual é algo como dois produtos em um que se cruzam: um livro de referência onde você pode encontrar uma riqueza de informações sobre os fuzileiros navais icônicos e a história e situação geopolítica da Fronteira, e um manual de campanha sobre os fuzileiros navais. O resultado é algo imenso e surpreendente, em termos do volume do livro e da quantidade de informações. Você acha que esta é uma definição aceitável? Qual foi a escolha de encerrar tudo isso em um único produto, em vez de dividi-lo em várias publicações?

Eu acho que é uma ótima definição! A intenção era ser um livro de campanha com um pouco de informação, mas eu o ampliei porque queria dar aos jogadores o máximo que pudessem obter como um livro de fuzileiros. Há tanta coisa que ainda não entendi, que será tratada no próximo livro de fuzileiros, quando voltarmos para lá atrás de exploradores/colonos e caminhoneiros espaciais.

Na verdade, eu recomendei que eles fizessem dois livros, mas a Free League gosta de fazer com que cada livro tenha conteúdo para todos, então isso fez mais sentido.


O que te inspira quando você está prestes a escrever material para Alien RPG ou outra mídia relacionada à marca Alien?

Eu tenho os filmes e/ou as trilhas sonoras tocando ao fundo enquanto escrevo. Também tenho os livros de arte de HR Giger, os Necronomicons I e II e Biomechanics, que sempre foram uma grande inspiração. Há mais de 30 anos, minha mãe comprou para mim a edição alemã de capa mole da Biomechanics antes de estar disponível neste país. Eu li esse livro diariamente. Quando ele se desfez na faculdade, peguei suas páginas e coloquei-as como pôsteres em volta da minha cama (isso não combinava com as garotas naquela época). Nos últimos 13 anos, os papéis de parede de todos os computadores, telefones e tablets que possuo são arte de Giger.


Vimos que com Carruagem dos Deuses, um arco de história começou e continuou em Destruidor de Mundos. A campanha apresentada no Colonial Marines Operations Manual segue o exemplo do que aconteceu no último cenário cinematográfico e leva a narrativa adiante. O que devemos esperar para o futuro? Você pode nos dar algumas indiscrições sobre aonde esse arco de história irá?

Heart of Darkness é o próximo cenário cinematográfico. Isso encerrará a trilogia de cenários 26 Draconis Saga. Depois disso, vem a campanha de Exploradores/Colonos chamada Building Better Worlds Handbook, que trabalha a partir de pistas do livro Marine e Heart of Darkness para abrir um novo capítulo para a saga Alien.

Minha intenção é contar histórias contínuas que afetam o universo Alien maior, que terá ramificações em outros produtos Alien. Aliens Fireteam é um ótimo exemplo; eles mencionam a Guerra de Fronteira do Colonial Marines Operation Manual no jogo.


Você esteve de alguma forma envolvido na adaptação do sistema de regras Year Zero Engine para o cenário do Alien RPG?

Eu não estava! Eu nem sabia quais regras estávamos usando até que estava na metade do caminho para escrever o material de regras no livro principal. Acho que essa é uma das razões pelas quais os livros funcionam tão bem como livros de referência do universo, bem como livros de jogos, eles não foram escritos especificamente para o jogo. Seu universo primeiro, e regras projetadas para se adequar ao universo. A mecânica do estresse e as agendas da história são exemplos de como olhar um universo com sucesso e criar regras para acomodá-lo. A genialidade do Year Zero Engine é que ele é flexível o suficiente para ser adaptado a uma tonelada de coisas com a adição de tecido de regras de conexão.


Como escritor e contador de histórias, que conselho você pode dar às Game Mothers italianas para aproveitarem ao máximo a atmosfera Alien durante as sessões de jogos Alien RPG?

Use as ferramentas ao seu redor! Use iluminação ambiente, mantenha a sala escura, mas a mesa iluminada. No YouTube há um vídeo com cerca de 10 horas de sons da Nostromo, então reproduza-o em segundo plano. Descreva as coisas, não diga apenas o que é. Por exemplo, em vez de dizer “há um alienígena”, diga: “algo amontoado no canto muda nas sombras, ficando maior. O que quer que seja é enorme, porque agora está de pé e você pode ouvi-lo respirando acima de sua cabeça”. Trate o jogo como se estivesse sentado ao redor de uma fogueira, contando histórias de fantasmas, e você se sairá muito bem!


A maioria dos jogadores de RPGs, em um momento ou outro, tenta criar seu próprio mundo de jogo, muitas vezes com resultados decepcionantes. Que conselho você daria a quem está prestes a assumir o papel de criador de mundos? Que elementos são essenciais para fazer um ambiente interessante?

Eu sou o destruidor de mundos, não o criador! Sério, eu faço consultoria criativa sobre coisas desse tipo (sinta-se à vontade para entrar em contato comigo no FB se você estiver interessado nisso). De um modo geral: a história vem primeiro. Se você está construindo um novo mundo, o melhor conselho é criar um mundo ao redor de uma história, não uma história ao redor de um mundo. Se você estiver usando um universo pré-existente (como Alien), lembre-se de que esse mundo começou com sua própria história primeiro. Cabe agora a você encontrar o potencial de história inexplorado e não contado que o mundo sugere apenas por sua existência.


Você tem algum outro projeto de Alien RPG em andamento? Em caso afirmativo, em que direção eles levarão o cenário e a história de Alien RPG?

Recentemente fui consultor sobre o jogo Aliens Fireteam. Estou trabalhando em um novo conteúdo de RPG e algumas outras coisas que ainda não posso discutir.


Quais serão seus projetos futuros? Algum outro projeto relacionado ao mundo dos jogos de RPG?

A história em quadrinhos Choose Your Own Adventure 8th Grade Witch da acaba de ser lançada pela Oni Press. Eu sou o diretor criativo do RPG dieselpunk da Primeira Guerra Mundial chamado Carbon Grey da Magnetic Press Play, e o escritor do próximo RPG Terminator da Nightfall Games. Há um monte de outras coisas que não posso anunciar ainda, mas tenha certeza de que estarei muito por aí. Eu também continuarei fazendo Alien enquanto os fãs exigirem.


Você está jogando RPGs agora?

Eu realmente não tenho tempo porque estou muito ocupado fazendo-os! Espero ver essa mudança em um futuro próximo.


Obrigado novamente Andrew pelo seu tempo e sua simpatia

Obrigado! Vamos bater um papo novamente em breve!

2 comentários:

João Renato Paulon disse...

Excepcional a entrevista esse manual tem que vir pro Brasil! Alô New Order faça acontecer!!

RPGames Brasil disse...

Maravilhosa entrevista. Parabéns!