quarta-feira, 5 de maio de 2021

Starfinder - Contos - Companhia da Miséria - Capítulo 5: Veleriya

 
Starfinder
Contos
Companhia da Miséria

  
Capítulo 5: Veleriya
Misree estremeceu. “Eles mantêm congelando aqui de propósito?” Eles se sentaram em uma sala de espera sem janelas, o chão de pedra esburacada fria, as paredes também, as cadeiras frágeis e desconfortáveis, extrudadas de alguma impressora barata e usadas há muito tempo após sua vida útil ideal.

Vocês, orgânicos, são tão ruins na regulação da temperatura.” Brio olhou à meia distância, provavelmente observando algo em uma tela de heads-up da retina. “Estamos no limite do terminador, perto de Darkside. Deve estar um pouco frio. Hmm. Mas é verdade, as autoridades provavelmente não estão muito preocupadas com o conforto de seus visitantes... ou de seus hóspedes de longa data.”

Misree se mexeu na cadeira, carrancuda. “Quando você disse que tínhamos que tirar o urso da prisão, eu estava imaginando... não sei... uma fuga ousada da prisão ou algo assim. Não usar minha herança para pagar uma multa e preencher uma papelada estúpida.

Eu cuidei de toda a papelada e ainda é o dinheiro do seu falecido tio, por enquanto. Uma fuga da prisão? Sério? Você gostaria de começar sua nova vida fugindo do governo de Verces?

Misree encolheu os ombros. “Sempre gostei do som daqueles Outlaw Kingdoms. Eles parecem ser o meu tipo de pessoa.”

A vida desses bandidos é mais romântica na teoria do que na prática, eu suspeito”, disse Brio. “Essas pobres almas estão exiladas no inferno escaldante de Fullbright ou na noite glacial eterna de Darkside. Prefiro o conforto dessas regiões equatoriais no Anel das Nações. Sempre incentivei Ando a evitar infringir a lei, principalmente limitando sua atividade a lugares onde quase não existe lei. A pobre Valeriya não deu ouvidos a esse conselho e veja onde ela foi parar.”

Uma porta de metal na parede se abriu e uma criatura imensa, com quase três metros de altura, saiu, a cabeça balançando de um lado para o outro, como se estivesse procurando por ameaças. Misree tinha visto ursos erguidos na Estação Absalom, mas nunca de perto, e a proximidade fazia diferença: o cheiro do pelo, o sopro de sua respiração, a compreensão profunda de que este urso poderia alcançar com aquelas mãos ágeis e com garras e rasgar Misree em pedaços... Misree estremeceu, e não apenas de frio.

Brio,” o urso rosnou, a palavra mal compreensível, vindo de uma boca não feita para falar. As palavras seguintes ecoaram na mente de Misree: projeção telepática, a forma como os animais mais elevados se comunicam. “Demorou bastante, androide.” Valeriya se virou e bateu com o punho na parede. “Minha!” ela rugiu audivelmente.

Uma gaveta deslizou para fora da parede, e o urso enfiou a mão e tirou um cinto grosso e uma bandoleira, colocando-os sobre seu corpo e ajustando-os até que ela ficasse satisfeita com o ajuste. “Eles confiscaram minhas armas”, ela resmungou telepaticamente. “Pelo menos eles me deixaram meu martelo.” Ela deu um tapinha na imensa cabeça de metal de um maul tático pendurado em seu cinto. “Fiquei três meses lá, Brio.”

“Eu não descobri que você estava preso até algumas semanas atrás, e eu estava um pouco ocupado, com a morte de Ando", disse Brio, sem a menor sombra de desculpas. "A propósito, você é bem-vindo para o resgate.”

Como estava o velho, no final?” ela perguntou.

Brio encolheu os ombros. “Quase o mesmo de sempre. Uma coisinha como sucumbir a um envenenamento por radiação dificilmente o mudaria.”

Envenenamento por radiação? Misree presumiu que Ando acabara de morrer de velhice. Havia maneiras de curar os danos da radiação... a menos que a fonte fosse particularmente exótica.

Valeriya cruzou a sala e se aproximou de Misree, fingindo notá-la pela primeira vez. “Quem é a estranha do tamanho de uma mordida? Você me trouxe um lanche?

Misree se levantou, embora temesse que isso não a fizesse parecer muito mais alta do ponto de vista elevado do urso. “Eu sou Misree.

Neta da irmã de Ando”, Brio forneceu.

Ela olhou para Misree com olhos inteligentes e escuros. “Oh, certo, o grande arrependimento. Ele finalmente decidiu fazer algo a respeito”.

O que você quer dizer?” Misree disse. “Eu mal conhecia Ando. Que tipo de arrependimento ele poderia ter sobre mim?

Principalmente, ele se arrependeu de não ter feito mais esforço para conhecê-la.” Ela estendeu a mão peluda. “Prazer em conhecê-la. Você se parece um pouco com o velho.

Isso não soa como um elogio.” Misree segurou a mão com cuidado.

Ela encolheu os ombros. “Não é exatamente um insulto. Os humanos, em sua maioria, parecem iguais para mim.”

Por que de repente você está sendo legal em vez de ameaçar me comer?

O urso deu uma risadinha. “Só fiz isso porque presumi que você fosse algum tipo de advogada iniciante trabalhando para Brio. Estou farta de advogados. Além disso, estou rabugenta. Não tenho uma boa noite de sono há três meses e sinto falta das árvores. Podemos sair daqui?

Assim que voltaram a bordo do Broken Mirror, o computador gritou de alegria. “Val! Você voltou!

Sim, sim, abaixe o volume”, o urso rosnou, mergulhando na cabine e se acomodando em um assento baixo atrás da cadeira do co-piloto. Sua cabeça ainda quase roçava o teto.

Brio murmurou algo sobre fazer algumas ligações e desapareceu nas profundezas do navio, deixando Misree para cuidar da partida. Ela tomou o assento do piloto, fez os ajustes necessários e decolou da majestade crepuscular da cidade equatorial. Ela não se importou muito em deixar o lugar para trás. Havia mais oportunidades em lugares mais selvagens.

Enquanto eles se dirigiam para a órbita, ela olhou para em Val. “Se você não se importa que eu pergunte, ah... no que você estava metido?” Os ursos elevados tinham reputação de violência e destruição, e Misree não podia negar sua própria reação visceral por estar tão perto de um: as partes mais profundas de seu cérebro gritavam que ela estava em um espaço confinado com um predador perigoso, e ela deveria fugir.

Val grunhiu. “Treinamento interno.”

Misree piscou. “O quê?

Eu estava trabalhando como guarda-costas para este vereador verthani. Eu o ouvi falando sobre como uma das maiores empresas de construção naval estava sobrecarregada e provavelmente iria falir assim que suas próximas informações financeiras fossem divulgadas. Vi uma chance de ganhar algum dinheiro, então abri a empresa por meio de um intermediário. Achei que fiz um trabalho decente ao cobrir meus rastros, mas alguma sub-rotina sinalizou o negócio como uma transação suspeita, um investigador me examinou e bum. Eles me pegaram por comércio ilegal, o que geralmente é apenas uma multa, mas como eles confiscaram meus lucros, eu não pude pagar e eles me deram pena de prisão em vez disso.” Misree não disse nada e Val deu uma risadinha. “Você pensou que eu havia arrancado os braços de alguém ou algo assim, não é?

Desculpe”, disse Misree. “Não conheço muitos ursos elevados e acho que... há uma reputação...

Vou te contar um segredo, garota”, disse Val. “Normalmente, é o suficiente apenas parecer que você vai arrancar os braços de alguém.

Que tipo de trabalho você fez para o meu tio?” Misree disse.

Eu tinha alguns deveres clericais” Val disse. “Mas principalmente eu arranquei os braços das pessoas.” Ela bocejou. “Você pode me deixar na Diáspora, há um assentamento de asteroides onde mora um dos meus primos. Posso ficar lá enquanto descubro o que fazer a seguir. Estou proibida de trabalhar no Verces por um tempo.

Misree pigarreou. “Brio não, ah, te contou a situação?

Val gemeu. “Que situação? Por que sempre tem que haver uma situação?

Brio explicou os termos da herança - que ela tinha que reunir a velha tripulação e completar a missão final de Ando - e o urso ficou em silêncio por um longo tempo. “O que você sabe sobre a última viagem de Ando?” ela finalmente perguntou.

Não muito”, admitiu Misree. “Arrombar algum asteroide cheio de pilhagem? Eu perguntei a Brio sobre isso e ele disse que não adiantava entrar em detalhes a menos que eu realmente reunisse toda a tripulação, já que, do contrário, não há missão de qualquer maneira.

Aquele trabalho... foi feio,” Val disse. “Ando recebeu uma dica de um agrimensor que havia encontrado uma velha fortaleza pirata, meio lendária, ninguém pensou que fosse real - um lugar chamado Hardheart. Fizemos nossa diligência e verificamos a dica, mas não seria uma noz fácil de quebrar - mesmo deserto, o asteroide tinha defesas automatizadas, e quem sabe que tipo de perigos no interior? Ando adorava desafios e a promessa de um grande pagamento. Ele já era rico - ele possuía seu próprio asteroide, entre outras coisas! Mas ele queria fazer uma última grande pontuação, o suficiente para arrumar a vida de toda tripulação. Uma vez que começamos, porém... tudo desmoronou. Fomos enganados pelos fornecedores. Atacados por piratas. Sofremos todos os tipos de problemas técnicos na nave e com nosso equipamento - estava deixando o Exo maluco, ou mais louco, tentando manter tudo funcionando. Uma vez que realmente chegamos lá, no asteroide, o tesouro, aquela estúpida armadilha mortal de um cofre... as coisas ficaram ainda piores.” Val deixou escapar um suspiro baixo e profundo. “Foi como se toda a expedição estivesse amaldiçoada. Assim que saímos do asteroide, vivos, se não intactos, Ando quis tentar novamente e tivemos uma discussão terrível. Eu disse que tinha acabado com a caça ao tesouro. Eu iria me estabelecer e conseguir um bom trabalho direto. O que eu fiz... mas eu sou um pouco torto, então você vê como isso acabou. Agora você quer que eu volte lá?

Eu quero esta nave.” Misree passou os dedos levemente pelo painel de controle. “Acho que estou apaixonado por isso.”

Ando também. Ele disse que o Broken Mirror era mais do que apenas uma nave - era parte da equipe. Éramos uma boa equipe também... até que tudo começou a dar errado. Eu não sei, Misree. Você parece uma boa garota, e devo muito a Ando, ​​mas...

Mas o que você ganha com isso, certo?” Misree disse. “Entendi. O que você quer? Créditos? Eu posso pagar.” Brio poderia, de qualquer maneira.

Pagar-me é uma espécie de base, o tamanho da mordida. Eu precisaria de uma taxa garantida, além da participação nos lucros por tudo o que recuperarmos do Hardheart. Mas isso não é suficiente. Posso ser pago em qualquer lugar.”

E quanto à clareira?” Brio disse, chegando a se encostar na porta da cabine.

As orelhas de Val se moveram. “O que tem isso?

Ando comprou”, disse Brio. “E você vai herdá-la... se ajudar Misree a completar sua missão, é claro.

Aquela velha besta,” Val disse. Ela parecia atordoada.

O que é a clareira?” Perguntou Misree.

Um asteroide, na Diáspora”, disse Brio. “Cúpula, com uma floresta exuberante dentro, um pouco de maravilha natural no escuro. Bastante sujo e cheio de insetos, mas Val parecia gostar, na única vez que visitamos - estávamos trabalhando para o terrível oligarca dono do lugar. Ele o usou como uma espécie de retiro no campo, manteve-o estocado para caça e coisas assim.”

Ando comprou aquele lugar?” Val disse. “Só para me subornar para ajudar sua sobrinha?

Sim”, disse Brio. “Pouco antes de ele morrer. Vejo que o plano funcionou.

Val suspirou. “Tudo bem. Já estou me arrependendo preventivamente, mas conte comigo. Supondo que você consiga fazer os outros concordarem. Vai ser bom ver Kicamio de novo, suponho.

Você acha que o outro concordará em ajudar também?” Misree disse.

Depende de como Ando o subornará”, disse ela. “O que você pode oferecer a Exo, um androide, para compensar o que ele perdeu em Hardheart da última vez?

Antes que Brio pudesse responder, o Ampersand-Zero disse: “Temos um problema”. A placa da cabine se iluminou com luzes vermelhas e um alarme soou, fazendo Misree estremecer. “O que está acontecendo?” ela gritou.

Parece aquela maldição que mencionei”, disse o urso tristemente. 

Tim Pratt

 

Capítulo1Capítulo 2Capítulo 3Capítulo 4 – Capítulo 5

 

Nova novela de ficção oficial da Paizo para Starfinder em vários capítulos. Misery's Company é uma novela em série do vencedor do Hugo Award, Tim Pratt.

Nenhum comentário: