quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Pathfinder Segunda Edição - Conto: A Lição de Eiwa

  
Pathfinder Segunda Edição
Conto: A Lição de Eiwa

 
Lembro-me dos anos de luta. Estações longas e prolongadas onde a luz do sol era escassa e a noite faminta chegava muito rápido. Lembro-me dos ritos e canções enquanto deitávamos seguidor após seguidor para descansar, forçados a seguir em frente. Pais e filhos, animais, amigos: nenhum estava seguro enquanto abrimos nossos novos caminhos e fundamos nossas novas vidas.

Esta noite, à sombra dessas grandes montanhas, compartilho com vocês uma história de outro tempo. Nessa época, seus avós eram bebês pequenos e berrantes — alguns dos quais eu cantava canções de ninar, hein! — e em vez da mente afiada de um vidente, eu tinha a força e a habilidade de um caçador.

Eu era um jovem naquela época, em vez do avô Eiwa. Ah sim, e eu era um arqueiro habilidoso! Com o silêncio de um grande felino persegui a presa. Com a agudeza dos olhos para rivalizar com os de um falcão, observei nossos seguidores. Com a paciência de um mamute, eu sabia quando ficar quieto e quando atacar com toda a força que tinha.

O que eu não sabia era quando usar cada um. Às vezes, uma ação bem-intencionada cria mais problemas do que qualquer outra coisa.

Faça esta viagem comigo e veja as coisas como elas eram. A época do ano estava próxima da estação que desfrutamos agora, quando a luz do dia começa a se estender mais do que a escuridão, e a neve finalmente começa a derreter. Ao redor de nossos pés, as trilhas ficaram lamacentas e difíceis de atravessar, mas os dias começaram a ficar mais claros, e com eles veio a esperança.

Essas são minhas épocas favoritas do ano. A nitidez do céu azul era um amigo bem-vindo. Você já reparou que o céu nunca parece tão brilhante, tão vívido, como durante os derretimentos? Talvez hoje em dia eu me sinta mais confortável nas estações mais quentes, mas sempre amarei a novidade da luz do dia, renascida e gloriosa, que afugenta o inverno rigoroso.

Durante esse tempo, estávamos apenas à alguns anos estabelecendo as rotas que agora usamos todos os anos. Tanto nosso rebanho quanto nosso número ainda eram pequenos; nós havíamos começado recentemente a recrutar outros como nossos seguidores e a ensiná-los os caminhos dos Presa Quebrada. Eu era um jovem, talvez apenas um pouco mais velho do que alguns de vocês são agora. Ainda um adulto aos olhos dos seguidores, mas jovem o suficiente para estar ansioso para provar a mim mesmo.

A tarefa do meu dia era explorar à frente. Eu deveria saber quais criaturas haviam despertado do sono, quais trechos de grama haviam se revelado sob a neve e garantir que o próximo local de descanso do rebanho estivesse livre de predadores e outros perigos.

Não levei nenhum parceiro comigo, exceto Isul, meu querido amigo, meus olhos no ar. Um falcão tão magnífico. Ele também estava ansioso para explorar o caminho a seguir, então eu o encorajei a ir. Era emocionante explorar sozinho, sabendo que Isul não estava muito longe.

Pisando com cuidado ao longo da grama que brotava e das poças pontilhadas de neve derretida, cheguei a um ponto que levava a um leito raso de rio. Fiquei emocionado com sua beleza e senti uma onda de orgulho; este seria um local de descanso fantástico para o rebanho.

Na minha excitação, não prestei atenção suficiente. Pois quando me aproximei, tarde demais vi a criatura gigante já explorando as águas.

Eu congelei no lugar, observando e esperando. Esperando que o enorme urso estivesse mais interessado no potencial local de pesca do que em mim. Por enquanto, parecia alheio à minha presença.

Eu deveria ter deixado para lá e relatado de volta para os outros. Mas um pensamento passou pela minha cabeça: quão fantástico seria, não apenas retornar aos seguidores com notícias deste belo local de descanso, mas coroar essa conquista com outra: um urso grisalho já derrubado para alimentar nosso povo?

Eu vejo alguns de vocês já balançando a cabeça com o pensamento. E vocês estão certo em fazê-lo. Mas, vocês já sabem que nunca deve caçar ursos sozinho.

Só que eu estava convencido de que não estava sozinho. Eu poderia chamar Isul, e juntos poderíamos lidar com qualquer coisa. E quanto mais pensava nisso, mais me convencia de que era a melhor escolha. Afinal, a comida era escassa e a grande criatura podia fornecer muito.

Eu me agachei na margem lamacenta e comecei a preparar meu arco. Mas quando olhei para cima, não estava pronto para ver a grande fera me atacando!

Ele tinha me visto; minha presença o assustou, e de repente eu entendi o quão sozinho eu realmente estava. No espaço de alguns segundos, muitos pensamentos passaram pela minha mente: onde está Isul? Eu não posso fugir do urso. Eu não tenho tempo para fazer mais de um tiro. Eu deveria ter esperado. Ancestrais, deixem-me viver isso e não cometerei esse erro novamente!

O urso pardo saltou em minha direção, então parou com um poderoso baque de suas patas dianteiras. Ele rosnou para mim, os dentes batendo. Comecei a me afastar lentamente, esperando que essa fosse a única investida que a criatura faria.

Não era. Ele avançou novamente com linguagem corporal semelhante, só que desta vez me atingiu, me jogando de volta na lama. Pânico surgindo, eu sabia que minha maior chance de viver agora era fingir a morte. Eu rolei instantaneamente e agarrei minha cabeça e pescoço com meus braços. Meu quadril já estava ardendo de onde o urso fez contato, mas pelo menos meu instinto estava correto. Com um baque poderoso que sacudiu a lama, ele pisou mais uma vez, mas não em mim.

Eu não podia vê-lo, mas em minha mente, ele estava a apenas alguns metros de distância. Que ele fique contente, rezei. Deixe-me ir embora...

Ele não estava contente. Ele não foi embora.

Senti o ar deixar meus pulmões enquanto seu focinho cavava debaixo do meu lado, tentando me virar. Cada pedacinho de mim queria gritar, fugir. Não, não fuja, pois você o fará persegui-lo! Levou toda a minha força para manter meu estômago no chão, manter meus braços protegendo minha cabeça e pescoço.

Ele deve ter ficado tão frustrado quanto eu, pois quando me dei conta, senti seu focinho no meu quadril novamente, garras fortes queimando minha perna. Senti um momento de leveza, logo seguido por uma dor achatada e abrangente ao longo da frente do meu corpo e um respingo de água gelada acima dos meus ombros. Mal tive tempo de levantar a cabeça e respirar fundo antes de continuar a fingir a morte. Ele me jogou na água!

Em meio ao pânico e ao barulho alto da água nos meus ouvidos, levei um momento para perceber duas coisas importantes: primeiro, apesar da dor, eu ainda estava vivo e segundo: meus quadris ainda estavam junto ao chão sólido. Eu não estava muito debaixo d'água.

Mas ainda havia o urso! Prendi a respiração, sentindo outro toque, desta vez no meu tornozelo. Deixe-me em paz, implorei, permanecendo o mais imóvel possível, metade na água e meus pulmões queimando de necessidade. Vá encontrar outra coisa, antes que fingir de morto se torne morto!

Eu não senti mais nada. Eu sabia que não deveria me mexer até que o urso tivesse ido embora. Mas meus pulmões acabaram de reciclar minha respiração; eu não tinha mais. Meu corpo doía. Mover-me era minha única chance de vida, e ainda assim, se eu me movesse enquanto o urso ainda estava perto, era a morte certa.

Eu esperei. E esperei.

Não senti mais contato.

Devo esperar.

Esperar.

Esperar.

EU PRECISO DE AR.

Virei a cabeça apenas o suficiente para respirar e abrir um olho e fui recompensado. Pois o urso empinou-se, golpeando em um borrão de velocidade, penas escuras cercando olhos afiados. Isul havia retornado! Meu querido amigo mergulhou no urso, distraindo-o, afastando-o de mim!

Sentei-me ofegante e, em uma pressa frenética, procurei meu arco. Lá! Na beira da água! Eu mergulhei para ele apesar da minha dor e vi mais do que senti minha mão se fechar em torno de seu punho. Minha outra mão se atrapalhou para tirar uma flecha da minha aljava e, com horror, percebi que só restava uma! As outrss caíram quando o urso me jogou ao longe.

Eu tive que fazer o meu tiro valer a pena. Assobiei com força — um sinal para Isul. Meu amigo falcão respondeu imediatamente, como eu sabia que ele faria. Ele circulou em torno da cabeça do urso uma vez, levando a grande criatura para longe o suficiente. Em um momento, ele circularia novamente e exporia o peito e o ombro do urso para mim.

É muito difícil obter um tiro exato no coração de um urso, especialmente quando já se está ferido. Mas Isul era bem treinado e havíamos caçado juntos muitas vezes. Este, pelo menos, era um momento perfeito em uma situação confusa. Isul rodou. O urso se virou. Por um momento congelado, nossos olhos se encontraram, o urso e eu. E então, com mais precisão do que jamais tive, soltei a flecha.

A flecha voou certeira e fui recompensado com o revelador jato de sangue, o espasmo muscular enquanto o animal decidia se fugia ou lutava... e depois caiu.

Levei um longo momento para reunir coragem para garantir que o urso estivesse acabado. Mas acabou. Enviei Isul de volta para os seguidores com uma mensagem pedindo ajuda. Não era exatamente como eu imaginava; os seguidores tiveram que me ajudar tanto quanto ajudar com o urso.

E realmente, meus seguidores, esta é a lição mais importante que posso dar da história desta noite: somos melhores quando trabalhamos juntos. Devemos aprender a pedir — e aceitar! — ajuda quando necessário. Minhas intenções eram boas, mas foi uma escolha tola que quase me custou a vida, e quase fragilizou os seguidores. Ficamos mais fracos com cada perda de vida, assim como nos fortalecemos com cada nova adição ao seguidores.

Esta noite, vejo todos vocês aqui comigo, ouvindo e aprendendo nossos caminhos, honrando uns aos outros e aqueles que vieram antes. Vejo vocês reunidos, pessoas de todas as formas, todos os tamanhos, e meu coração está feliz. Somos mais fortes por ter vocês.

Eu celebro vocês esta noite, Presas Quebradas. E eu sei que vocês enfrentarão bravamente quaisquer desafios que surjam em seu caminho.
 

- Rachael Cruz

 
Este conto é ambientado no cenário do Adventure Path Quest for the Frozen Flame.



Nenhum comentário: