terça-feira, 16 de abril de 2024

Pathfinder 2e – Contos e Regras - Registros de Zoetropo – Partes 4

 Pathfinder 2e – Contos e Regras
Registros de Zoetropo – Partes 4

 

Parte Quatro: Nossa casa voadora
Um dos meus lugares favoritos a bordo do Zoetrope era o zoológico, onde eu cuidava da flora e da fauna que levamos temporariamente a bordo para estudo mais aprofundado. Infelizmente, as coisas estavam decididamente menos pacíficas esta noite enquanto subia correndo os degraus para o convés superior, parando para recuperar o fôlego antes que uma pequena criatura azul passasse correndo por mim ao longo da amurada externa do navio, dando-me um susto terrível.

Ela ainda não está comendo, Baranthet.” Charikleia deu a volta pela lateral, navegando cautelosamente pelo espaço estreito entre a grade e o zoológico do Zoetrope. Através das paredes de vidro da estrutura – perfeitas para deixar entrar luz natural – pude ver os nossos outros espécimes a prepararem-se para passar a noite no meio da vegetação exuberante, sob as rochas de lastro ou perto do lago para beber. A pequena criatura azul, no entanto, girou suas enormes orelhas cor de âmbar em minha direção enquanto Chari falava, ignorando resolutamente o bolo de sementes na mão de Chari.

"Hmmm." Inclinei-me e olhei para o nosso convidado, que chilreava melancolicamente para mim de uma forma que parecia uma fala. “Chari—”

Eu concordo”, disse ela, já fazendo anotações. “Isso soou como linguagem. Você consegue nos entender, pequenino?

A criatura nos examinou solenemente e então, sem aviso, saltou da grade e passou por uma janela.

Soltei um grito de surpresa um tanto indigno e corri até a porta mais próxima, com Chari logo depois. A Dra. Pom estava no comando esta noite (ela sempre ficava um pouco mais alerta à noite), e o Zoetropo estava bem encaminhado; não poderíamos permitir que nosso pequeno convidado caísse acidentalmente no mar!

O pequeno bater de patas no alto nos levou escada acima até o refeitório, onde, com certeza, a criatura estava empoleirada na porta da cozinha de Grefu, farejando o ar com um olhar desapontado.

Bem, quem é esse?” Grefu saiu com uma panela fervendo e olhou da criatura para nós. “Não marquei um lugar para um convidado de honra.”

Ela emitiu o som — uma palavra? — de novo, mas Grefu parecia tão perplexo quanto o resto de nós.

Bem, não é Jotun ou Thalassic”, murmurou Chari, certamente fazendo uma anotação mental para nossos registros. Antes que eu pudesse responder, a criatura disparou entre as pernas das cadeiras e da mesa de jantar e desceu correndo as escadas. Grefu encolheu os ombros e voltou ao trabalho enquanto Chari e eu o perseguimos.

A criatura estava empoleirada em uma caixa quando descemos para a área de armazenamento, mas olhou para nós com quase desaprovação antes de descer as escadas para o próximo andar. Ouvimos um “Meu Deus! O que-?” da Dra. Pom enquanto a criatura cantava para ela e continuava descendo outro nível, então um clangor alguns segundos depois. Ela já devia ter chegado à sala de máquinas no convés seguinte.

Ei... Eu preciso disso!” chamou Ten quando a criatura emergiu segurando uma pequena engrenagem nas mãos. Ela gorjeou para eles, colocou o equipamento suavemente no chão e partiu mais uma vez.

Ela é muito enérgica”, observei para Chari, parando para recuperar o fôlego.

E ela também não fala surki”, disse Chari, que não parecia afetada pelo nosso inesperado exercício noturno. “Oh não!


Ouvimos um barulho distante e descemos outro nível para encontrar a criatura engasgando e saindo do tubo de acesso que levava ao convés aquático. Ela pareceu um tanto ofendida quando Lythea nadou pelo cano e emergiu à superfície, espirrando inadvertidamente algumas gotas na cabeça da criatura.

Sinto muito, pequenina”, disse nossa navegadora, estendendo a mão. “Como podemos ajudar?

Em vez disso, a criatura subiu no braço de Chari, tirando água de suas orelhas. Ela cantou novamente. Parecia tão familiar! Eu estava cada vez mais convencido de que o chilrear lírico era, na verdade, uma palavra numa língua que já tinha ouvido antes.

Vou parar para fazer minhas anotações antes de voltarmos”, Chari gritou por cima do ombro, virando pelo corredor em direção aos alojamentos da tripulação. Eu a segui, pensando em examinar minha pequena coleção e verificar novamente se havia alguma pista sobre a identidade dessa criatura.

Professor, é você?” Telero abriu a porta no final do corredor, emergindo da área de transporte no momento em que entrei no meu quarto. “Ola, quem é?

A criatura, tendo um vislumbre do céu escuro através dos ramos da porta da nave auxiliar, grasnou e saltou do ombro de Chari para a cabeça, subindo num dos seus chifres e tagarelando com Telero. Ele rapidamente fechou a porta atrás de si e se aproximou lentamente. “Olá, está tudo bem, amigo”, disse ele. “Você está seguro. Qual o seu nome?

A criatura piscou para ele e depois cantou a mesma sílaba familiar.

Telero franziu a testa, confuso. “Ouro?

Eu me distraí ao abrir a porta do meu quarto, lamentando a pilha desordenada de pergaminhos e mapas que pretendia organizar no dia anterior, mas me virei diante disso. “Espere, você disse...?

A criatura saltou da cabeça de Chari e disparou para dentro da minha cabine, com papéis voando enquanto ela desaparecia debaixo da minha mesa. Agachei-me imediatamente para vê-la segurando meu volume há muito perdido de The Thrilling Tales of Spiridendra (então foi para lá que ele foi!). Ela gorjeou mais uma vez.

Ela está dizendo ‘ouro’ em férico”, disse Telero, ele e Chari se aglomerando atrás de mim.

Claro,” eu respirei, olhando para Chari.

Uma marp!

Eles geralmente se comunicam em Comum e Feérico, mas talvez este seja muito jovem”, raciocinei, estendendo a mão para o livro enquanto ela começava a lamber experimentalmente o relevo dourado. “Espere, por favor! Eu vou trocar com você.” Lentamente enfiei a mão no bolso e retirei uma moeda de ouro. “Você gostaria de voltar ao zoológico? Garantiremos que você esteja bem alimentado!

A marp abandonou relutantemente o aperto, mas animou-se quando agarrou a moeda de ouro com as mãos pequenas. Subimos de volta ao zoológico, a marp montada no ombro de Chari e mastigando alegremente.

O resto da tripulação se reuniu para exclamar sobre nossa convidada e seu menu exclusivo. Ten saiu correndo e voltou com uma braçada de restos de metal para ver se a marp encontrava mais alguma coisa do seu agrado, mas como você verá nas anotações de Charikleia, o ouro continua sendo o alimento preferido. Enquanto eu olhava para meus companheiros, o luar fluindo através da cúpula de vidro do zoológico, uma onda de alegria tomou conta de mim, como tantas vezes aconteceu nesta jornada – a alegria da descoberta, de alcançar o entendimento compartilhado e de construir comunidades. A alegria de pertencer.

O Zoetrope zumbia baixinho sob nossos pés, levando-nos para nossa próxima aventura.
 

- Baranthet Zamendi

 
O Zoetrope! Esta aeronave única serve como lar para nossa excêntrica tripulação enquanto eles procuram em Golarion pelos Guardiões da Natureza e possui seu próprio zoológico a bordo, câmara escura, deck de pesquisa e aquário para todas as suas necessidades exploratórias.

 

 


 

 

 


Nenhum comentário: