quarta-feira, 17 de junho de 2020

Pathfinder Tales Web Fiction - Sangue e Dinheiro - Capítulo Três: A sorte favorece os mortos



Sangue e Dinheiro

Capítulo Três: A sorte favorece os mortos
Para Isra alegar que ele era um mestre do disfarce, era semelhante a dizer que o dinheiro era o rei dos Nightstalls, capaz de comprar tudo, desde raros tipos de veneno a almas, figurativa ou literalmente, dependendo de quais fofocas você ouvia. Era sabido que o comércio era o único deus a quem orar. Essa era a essência da Cidade Dourada.

Não era preciso dizer.

Mas também era maravilhosamente discreto.

O disfarce não era simplesmente um talento essencial, dada a linha de trabalho do Nightwalker; era algo em que o assassino se deliciava. Isra Darzi sempre foi fascinada por máscaras e como um homem poderia ser uma coisa e parecer outra. A maior máscara de todas era a que ele usava todos os dias quando fingia ser ele mesmo, e essa não exigia nenhuma máscara.

Fingir-se como o possível assassino tinha sido enganosamente simples. Tudo o que ele precisava fazer era mudar a cabeça dos animais e ajustar levemente a marcha. Era o teatro físico mais básico, mas as pessoas eram facilmente enganadas, especialmente quando viam o que esperavam ver. Faris esperava que seu cunhado fosse o morto, então Isra deu ao homem o que ele precisava. Ele se certificou de que seu cunhado vislumbrasse sua fuga, depois descartou a máscara e se moveu rapidamente para recuperar e descartar o corpo que havia jogado da varanda. Adequava seu objetivo para Faris acreditar que sua assassina ainda estava viva. Isra estava confiante, quase arrogante ao atravessar a sala. A nova caminhada deu a impressão de alguém com muito menos confiança e uma natureza mais furtiva.

Parte dele ainda se recusava a acreditar que Faris estava por trás do contrato. Afinal, eles eram próximos. 

Amigos.

Isra vasculhou sua memória por coisas que haviam acontecido entre eles, tentando se lembrar de qualquer possível desprezo, mas sem achar nada. Foi dinheiro? Ciúmes? Alguma noção meia-boca de prestígio? Faris esperava herdar tudo - a casa, os negócios, a rede de contatos e comerciantes espalhados por todo o reino - após a morte de seu cunhado?

Isra soltou uma risada amarga. Faris enfrentaria um inferno de rude despertar quando o testamento fosse lido e visse o garoto, Munir, como o herdeiro de Isra, com Mirza como sua agente, agindo como administradora para garantir que seus interesses fossem atendidos até que o garoto tivesse idade para assumir o controle.

Ele queria garantir que a riqueza da família não apenas permanecesse dentro da família, mas estivesse ligada a ela pelo sangue, e não por algo tão efêmero quanto a luxúria.

A cabeça de Isra estava cheia de traição enquanto ele caminhava pelo bazar.

Os ventos Obari sopravam livremente através das tendas e barracas. A brisa do mar oferecia um alívio abençoado dos ventos quentes que sopravam da extensão do Mwangi.

O bazar estava cheio de vida agitada. Tudo o que eles diziam sobre o Empório era verdade: tudo estava à venda aqui, não importa quão esotérico ou exótico. Isra dirigiu-se a uma parte menos familiar da cidade das tendas, o ar rico de especiarias inebriantes que de forma alguma mascaravam o cheiro redolente dos narcóticos. Lotes abertos e mesas transbordantes se espalhavam pelos estreitos entre as tendas dos comerciantes. Muitos dos comerciantes haviam viajado para longe de Katapesh para trazer de volta os brinquedos e bugigangas de terras distantes. Quanto melhor, mais raro, mais caro.

Representantes das guildas comerciais andavam pelos corredores, certificando-se de que seus mestres de pagamento não estavam sendo enganados. Na maioria das vezes, pareciam ouriços de cara suja e almas oprimidas. Sem emblemas oficiais, suas afiliações eram impossíveis de dizer.

Sobre o alto das tendas, um dos muitos minaretes de Katapesh perfurava o céu azul claro. Este fazia parte do templo de Abadar. Era também a torre da qual o capitão da guarda de Hashim Rakhman havia mergulhado.

Um sobressalto de cabelos brancos cortou o caminho de Isra, o Garundi de nariz afiado se virando para olhá-lo diretamente nos olhos, depois se afastando. Houve um momento, quando os olhos deles se encontraram, que Isra pensou que o Garundi era outro animal de estimação de seu cunhado, mas o homem pareceu perceber que estava olhando e quebrou o contato visual sem sequer se contrair, sem se importar em procurar uma lâmina escondida. Isra ficou tentada a pedir orientações, apenas para prolongar o desconforto do homem, mas decidiu não, principalmente porque ele não gostaria de remover o lenço do rosto. Por que aumentar o risco de ser reconhecido apenas por um pouco de esporte? Sua intenção não era maior que o anonimato. Ele queria que as pessoas vissem um homem perdido no labirinto de barracas e tendas. Milhares de pessoas por dia passavam pelo bazar, diminuindo as chances de serem reconhecidas. Afastar o lenço, mesmo que por um momento, lhe tiraria essa possibilidade escassa, então a deixou passar.

O anzol havia sido fisgado. Ele havia mandado uma mensagem para Faris, supostamente de sua contratada, apesar do fato de que o cadáver dela estaria apodrecendo com alegria no seu atual palácio de repouso por meses sem nunca ser encontrado. Ele não precisava de meses, apenas de horas. A mensagem dizia simplesmente: “Barraca de Bara, a Cartomante. Pôr do sol.”

Isra chegou cedo e pagou o adivinho, comprando a barraca por uma hora com moedas suficientes para quase certamente comprar o local inteiro. Ele não queria ser incomodado. Ele achava que as coisas poderiam ficar feias rapidamente, principalmente se o cunhado não aparecesse sozinho. Isra havia muito que aprendeu a confiar em seus instintos.

Faris enviou seus dois guarda-costas primeiro e depois entrou na tenda.

Isra se aproximou e agarrou o primeiro guarda, torcendo o pulso até o homem gritar de dor, depois torceu um pouco mais, empurrando com força o cotovelo e quebrando o braço do homem em um movimento rápido e preciso. Ele jogou o homem de lado, batendo com o cotovelo na têmpora enquanto ele tropeçava. As pernas do guarda se dobraram e ele caiu. Ele não ia se levantar com pressa.

O segundo guarda não teve mais sorte, apesar de ter sacado a faca e se lançado em direção a Isra. Os instintos do assassino salvaram sua vida. Ele se afastou do golpe, agarrou o braço do guarda-costas pelo pulso e no cotovelo e girou a lâmina de volta no seu portador. A faca curva afundou profundamente no peito do homem atordoado. Uma rosa de vermelho-sangue floresceu em sua camisa. O momento de choque foi o suficiente para Isra acabar com ele.

Isra não queria isso; a morte nunca fora sua intenção.

Faris
A morte deles está em suas mãos”, Isra cuspiu. “Espero que seu dinheiro seja bom na vida após a morte.

Faris girou nos calcanhares, procurando fugir, mas Isra levantou um pé e o lançou no rosto. O homem caiu com um grunhido, estendendo a mão para as abas da porta da tenda para impedir-se de cair e quase puxando toda a construção para cima deles. Com todo esse barulho, não havia como os outros donos da loja não ouvirem o que estava acontecendo, mas a discrição nesse caso era a melhor maneira de manter os problemas longe de suas próprias portas. O bazar vivia com uma premissa básica: sempre é problema de outra pessoa.

Dinheiro?” Faris estalou, apenas ouvindo uma única palavra e ignorando o resto, enquanto ele empurrava e lutava para se levantar. “Você já teve seu dinheiro e ainda não tenho provas de que o bastardo está morto. Sem o corpo dele, não posso reivindicar o lugar dele.”

Então, quando se tratava de tudo, era tudo sobre dinheiro, afinal.

Sangue e dinheiro.

Isra tirou o lenço do rosto. Ele saboreava o choque e o medo, que se arrastavam sobre os de Faris.

Quão...?” O homem afundou-se novamente. Ele parecia, literalmente, como se tivesse visto um fantasma, o que é claro que ele tinha. “Você está morto... eu vi...”

A questão não é como, irmão, é por que. Por que você me quer morto? Por que você achou que poderia tomar o meu lugar? Se você tivesse me pedido alguma coisa, eu teria dado a você. Qualquer coisa.”

Dar?” Faris cuspiu. “Eu não quero sua caridade! Eu quero mais que isso. Eu mereço!

Isra estava dividido. Ele queria o melhor para sua irmã, Sana, e para seu sobrinho. Eles eram os inocentes em tudo isso, mas eram os que pagariam o preço mais alto. Matar Faris os destruiria, mesmo que eles nunca soubessem quem estava por trás de sua morte.

Há apenas uma coisa que você merece, Faris”, disse ele lentamente. “Mas felizmente para você, eu amo minha irmã mais do que odeio você. Portanto, é preciso que isso aconteça - de alguma maneira, podemos obter algum tipo de resolução satisfatória que não envolva derramar suas entranhas por toda a tenda.” Ele pensou por um momento. “Você quer estar no comando? Você quer controlar os interesses da família? Você consideraria isso uma vitória?

É claro”, disse Faris. “Mas isso não vai acontecer agora, não é?” Ele apontou para os dois homens mortos.

Isra seguiu a direção de seu movimento, mas sua mente estava em outro lugar.

Esse era o momento. Tudo se resumia a isso.

Ele podia confiar em Faris? O que aconteceria se desse ao homem a oportunidade de desempenhar o papel que desejava tão desesperadamente?

De repente, Isra queria rir. Eles estavam no meio da tenda de uma cartomante, homens mortos à esquerda e à direita, e ele estava tentando olhar para o futuro. Ele poderia muito bem olhar para a bola de cristal agora e pedir que as brumas lhe mostrassem...

O que você está pensando, Isra?” Faris de repente parecia o cunhado de Isra novamente, e não o homem que pagou pela morte. “Fale comigo.

E então, como Isra sabia que seria, veio a pergunta que ele esperava que seu cunhado não fizesse.

Onde você aprendeu a lutar assim? Como você conseguiu superar...? ” Faris não terminou completamente o pensamento. Ele não precisava.

“...a assassina que você enviou para me matar?” Isra disse sem rodeios.

Faris assentiu.

Isra tomou uma decisão. “Eu tenho um segredo, Faris. Vou lhe contar uma coisa agora que mudará o curso de sua vida e a minha; um segredo que me atormenta há muito tempo. É uma coceira que precisa ser arranhada.” Ele fixou os olhos no homem no chão. "Você pode dizer que sou duas pessoas. Há o Isra que você conhece - ou pensa que sabe - e há o outra eu, o outra Isra que agora está consumindo minha vida. Ganhar dinheiro não oferece emoção. Não há prazer em um acordo bem fechado. Não comparado à minha outra vida.” Ele se agachou para que os dois estivessem no mesmo nível. “Veja bem, eu sou quem eles chamam de Nightwalker.

As engrenagens zuniram atrás dos olhos de Faris. “Você? Não...” O medo retornou, mas tão rapidamente quanto apareceu, um olhar de astúcia surgiu para substituí-lo.

Aqui está o que estou pensando, Faris”, disse Isra. “Se você quer ser o chefe da família tão desesperadamente, por que não? Eu poderia desaparecer. Não seria difícil. Não fui visto desde a festa, e não é uma imaginação tão grande fingir que sua assassina conseguiria.”

Faris pensou por um momento. “O que você faria?

Eu estaria livre dos laços que me sobrecarregam, livre para fazer algo que me satisfaça. Algo mais desafiador.”

Matando pessoas?

Ou apenas começar de novo sem a expectativa de ser um bêbado com muito dinheiro e muito pouco senso. Estou cansado dessa vida, Faris.”

Faris parecia incrédulo. “E você estaria fora de nossas vidas para sempre?

Isra não ia mentir. “Não. Não é para sempre. Você tem o controle das coisas do dia-a-dia, mas ainda quero ajudar nas decisões que afetam os negócios. Você seria o rosto público da família, o homem com quem todos lidavam.”

Eu seria sua marionete, você quer dizer?” O lábio de Faris se curvou.

Não é assim que eu escolheria vê-lo.

Como você escolheria? Suas palavras são mais escorregadias que uma enguia de areia, Isra. Eu seria sua marionete, dançando com qualquer corda que você decidisse puxar.”

Pense nisso, Faris. É o melhor que posso oferecer.

Faris riu. “Oh, eu vou pensar sobre isso. Pensarei muito, irmão. Não pensarei em mais nada, mas aguardarei meu tempo. Decida com pressa, se arrependa à vontade, como eles dizem. Eu tenho muito a considerar. Talvez eu deva apenas revelar que nosso amado Isra, patrono de albergues, é o temível Nightwalker? Vamos ver o que acontece com você então. Você acha que tem inimigos agora... imagine como será quando metade de Katapesh descobrir que você é responsável pela morte de um amigo, membro da família ou empregador. Continue, imagine - pense no que você fez, como seus crimes afetaram suas vidas e as ondulações deles se espalhando de pessoa para pessoa. Imagine o quanto eles te odeiam.” Faris sorriu sombriamente.

Eu não faria ameaças se fosse você”, disse Isra.

Você não faria? Eu não acredito nisso nem por um minuto. Você é um bastardo, Isra.”

O homem que eles chamavam de Nighwalker olhou para o comerciante amontoado à sua frente, vendo-o adequadamente pela primeira vez e percebeu que ele pode ter cometido o maior erro de sua vida compartilhando seu segredo.

Tinha que terminar aqui, de um jeito ou de outro.

Tentei lhe oferecer uma saída, Faris, mas você é um idiota maior do que eu lhe dei crédito. Vou fazer uma promessa agora e quero que você pense muito, muito a sério antes de dizer qualquer coisa. Se você pensar na palavra Nightwalker, assegurarei que você esteja morto antes que o pensamento alcance seus lábios. Eu lhe ofereci uma saída, porque amo minha irmã, não por nenhuma gentileza que sinto por você. Você confundiu amor com fraqueza. Em vez de aceitar minha bondade, você provou que não posso confiar em você. Então, aqui está minha oferta final: deixe Katapesh e viva, ou fique e morra.”

Deixar Katapesh?” Os olhos do comerciante estavam arregalados, incrédulos. “Você está falando sério?

Mortalmente”, disse Isra, e se levantou. “Pegue sua esposa e filho e comece uma nova vida longe daqui, Faris. Suba no primeiro barco para fora da cidade e comece do zero em outro lugar. Seja o chefe de sua própria família, fora da minha sombra.”

Porque se você ainda estiver em Katapesh quando a lua nascer, eu vou te encontrar. E eu vou te matar.”

- Steven Savile

Nenhum comentário: