domingo, 7 de novembro de 2021

A importância da visibilidade trans em mesas de RPG

  
A importância da visibilidade
trans em mesas de RPG

 
Há texto que precisam ser compartilhados pelo seu valor de contribuição ao RPG. Este é um caso desses. Quando li essa experiência vivida por Alex Viney, em um recente artigo do site DiceBreaker, sabia que ele deveria atingir mais pessoas do meio do RPG aqui no Brasil. A importância da visibilidade de gênero em sistemas, cenários e mesas ainda não é completamente compreendida/aceita pela grande maioria dos rpgistas e depoimentos como esse podem ser uma oportunidade para isso. Foi uma tradução gratificante. Se esse artigo ajudar nem que seja uma pessoa, já terá cumprido seu papel. 
 

Jogar apenas personagens trans em RPGs
de mesa me ajudou a me entender

 
Pessoas cisgênero tendem a jogar exclusivamente de personagens cis em jogos como D&D, então o que há de errado em eu apenas interpretar personagens transgêneros?

Em uma frase que não caiu tão bem quanto eu esperava no seminário Zoom, descrevi meus dois principais hobbies como “jogar Dungeons & Dragons e ser transgênero”. Eu venho fazendo as duas coisas ativamente há algum tempo, seguindo experiências da minha adolescência, gastei uma boa quantia de dinheiro em cada uma e falar sobre elas quando conheço alguém novo é um bom teste de tornassol para onde nosso relacionamento estará avançando.

Essas duas esferas não se sobrepunham em minha vida até recentemente - fora um momento aos 16 anos quando meu mestre me contou sobre um item amaldiçoado de D&D que muda o gênero de um personagem e eu pensei sobre isso sem parar por dois meses. Levei mais de meia década jogando - e realmente me apresentando como uma mulher trans - para eu perceber que esses dois lados da minha vida podiam se cruzar. E até de propósito.

No ano passado, eu estava assistindo à um streaming de um jogo quando a introdução de um jogador fez referência à cirurgia recente de seu personagem. Eu fiquei chocada. “Você pode ser trans neste jogo ?!

Foi uma epifania via vídeo na internet. Eu rapidamente coloquei a lição em teste. Fui convidada para um jogo Call of Cthulhu ambientado na Inglaterra dos anos 1930 e criei Phineas Melph, um padre nervoso, mas de bom coração, que escondeu sua identidade como homem transgênero dos habitantes da cidade.

Mesmo que tenha sido apenas uma aventura em três partes, eu me encontrei conectada com Phineas mais do que qualquer um dos meus personagens de RPG de mesa anteriores. Eu me senti muito mais envolvida no jogo em si só por me ver em Phineas de uma forma que não tinha com nenhum outro personagem. Foi gratificante explorar esse lado da minha identidade.

Em situações como essa, a conversa entre o Mestre e o jogador sobre em que nível de transfobia histórica estamos confortáveis ​​é vital. Alguns estarão interessados ​​em explorar um tratamento mais realista de identidades não cis, outros desejarão o escapismo. Ambos são abordagens válidas.

Parecia que algo finalmente clicou. Eu desbloqueei o que estava perdendo jogando RPG de mesa antes.

Na verdade, foi muito gratificante. Um tanto pretensiosamente, eu fiz uma declaração: pessoas cisgênero tendem a interpretar personagens TRPG cisgêneros exclusivamente, então o que havia de errado comigo apenas interpretando personagens transgêneros?

Os personagens que fiz desde essa decisão parecem muito mais reais e tridimensionais desde o início. A razão pela qual o padre Melph fugiu de sua casa e estabeleceu uma vida discreta em um pequeno vilarejo foi para escapar da transfobia, algo que tenho e experimento no dia-a-dia (embora em grau diferente). A obcecada pela aparência Bethany - uma barda líder de torcida feita para uma campanha de D&D moderna - fez sentido para mim de uma forma que uma alternativa cis não faria quando alinhei sua vaidade com a necessidade compulsiva de ser considerada atraente e feminina em a fim de me sentir válida e aceita como uma mulher dentro de uma sociedade cis-normativa e patriarcal (uma necessidade que eu mesma senti no início de minha própria transição).

Acima disso, criar personagens que questionam o conceito de gênero tem sido uma experiência brilhante. Atualmente, eu interpreto um personagem sem nenhuma compreensão de gênero que muda os pronomes para coincidir com os da pessoa com quem está falando. Não é uma experiência de gênero que corresponda ao meu, mas a chance de explorar e incorporar isso tem sido maravilhosa.

Jogos como Jay Dragon's Sleepaway, que oferece opções de gênero como “uma lâmina enferrujada” e “trem de carga”, aumentaram não apenas meu prazer em jogos de RPG de mesa, mas também minha compreensão de gênero e apresentação de gênero. Se o gênero do meu personagem é descrito como “um tordo”, como ela se sai no mundo? Como ela apresenta esse gênero? O que isso significa para ela?

É uma experiência que eu recomendaria a qualquer pessoa - até mesmo as pessoas cisgênero que não acreditam que vão ganhar alguma coisa com isso, eu prometo que você vai. Esse é o presente dos TRPGs; eles permitem que você habite adequadamente uma perspectiva diferente. Identidade de gênero à parte, interpretar o devoto Phineas enquanto eu era agnóstica afetou minha visão da religião e da piedade de maneiras que eu não poderia esperar.

Dado o tempo que passei mais rico desde que fiz meu “decreto”, é lógico que meu mestre deva ter se alterado da mesma forma. Deixar-me livre de culpa em estabelecer identidades de gênero trans e não cis nos mundos que eu crio, mesmo que de pequenas maneiras - o barman minotauro tem cicatrizes de cirurgia, o chef usa os pronomes they/then - já fez esses mundos e comunidades parecerem redondos, inteiros e ricos, especialmente para meu grupo regular de jogadores predominantemente Queer que não estão acostumados a se ver na ficção, muito menos na fantasia.

Mesmo sem tudo isso, meu decreto também atua em algo contra o qual ainda luto, mesmo anos depois de reconhecer minha identidade e me assumir. Há uma diferença entre ser transgênero e querer ser transgênero. Comecei a me preocupar com o fato de que, ao usar a fantasia escapista para interpretar personagens cis, estava me treinando para fugir da minha identidade real, como se houvesse algo de errado com ela. Não vou fingir que não desejava essa fuga antes, mas agora quero gostar mais de mim mesma, e essa nova abordagem de RPGs de mesa realmente me ajudou. Acho que se posso me divertir sendo um feiticeiro durão, também posso me divertir sendo alguém como eu.

2 comentários:

F. P. Andrade disse...

João, que matéria maravilhosa! Obrigada por traduzir e postar no blog. Show!

Ass: Franz Andrade.

RPGames Brasil disse...

Adorei o depoimento. Todos os tipos de personagens são válidos, principalmente quando abrem possibilidades de discutir preconceitos tão arraigados em nossa sociedade. Parabéns pela tradução.